José Castelo Branco Vai A Julgamento? Tribunal Está Prestes A Dar Decisão Bombástica



Decorreu esta sexta-feira, 5 de setembro, o debate instrutório do processo de violência doméstica que envolve o nome de José Castelo Branco e da sua mulher Betty Grafstein, avança a SIC Notícias.


 

Segundo este meio de comunicação, este debate foi pedido pelos advogados do socialite de modo a evitar que o processo siga para julgamento.


Está agora nas mãos do tribunal decidir se o caso avança ou não, desfecho que será conhecido no próximo dia 15 de setembro. 


O que se disse no debate instrutório?


A defesa do marchand d'art alegou que as provas existentes são pouco fidedignas e até mesmo "ficcionadas”. Refere ainda o advogado do socialite que as pessoas que fizeram depoimentos contra Castelo Branco não presenciaram as alegadas agressões e que as queixas feitas por Betty à equipa da CUF (onde esteve internada na altura que começaram as acusações) são apenas opiniões.


José Castelo Branco está a viver desde o início do ano em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, pelo que não marcou presença no debate instrutório. 


Recorde-se que o Ministério Público acusa José Castelo Branco de violência doméstica contra a mulher com quem está casado há quase 30 anos. 


O despacho da acusação, datado de 4 de novembro de 2024, refere que o socialite "atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, de 95 anos, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta".


José Castelo Branco: Como começou toda a polémica


Recuamos a abril de 2024. Betty Grafstein, de 95 anos, deu entrada no Hospital CUF Cascais onde afirmou a membros da equipa que tinha sido agredida pelo marido José Castelo Branco, tendo sido feita uma queixa.


Abel Dias, amigo de Betty, foi uma das pessoas que publicamente referiu que o comportamento do socialite não era o melhor, assumindo também que este era um "aldrabão convicto". 


A 7 de maio, quando José se dirigia ao estúdio da TVI para dar uma entrevista ao programa 'Dois A`s 10', foi detido para primeiro interrogatório judicial.



Castelo Branco foi ouvido pelo juiz no Tribunal de Sintra no dia seguinte. Nessa sessão foi ainda possível ouvir a gravação do depoimento de Betty Grafstein referindo: "Ele é um abutre e fez isto, ele empurrou-me, abanou-me, empurrou-me para a frente e para trás e fez uma grande cena e empurrou-me, foi ele que fez isto". 


O socialite foi liberado e negou sempre todas as acusações. 


Já Betty, estando melhor de saúde, viajou para Nova Iorque onde mora o seu único filho Roger Basile. Neste momento vive num centro de reabilitação.


No início deste ano e sem casa em Portugal, Castelo Branco viajou para Nova Iorque onde vivia com a mulher. Quando lá chegou não conseguiu entrar em casa mas, após uma batalha em tribunal, lá conseguiu voltar à habitação.


Foi aí que percebeu que muitas das suas coisas já não estavam na casa e que esta se encontrava degradada. 


Recentemente, em junho deste ano e mais de um ano depois do início de todo este escândalo, Betty quebrou o silêncio, assumindo publicamente que foi agredida. 


"Não sei porque é que fiquei tanto tempo com o José. Eu deu-me tantos murros na cabeça que fui uma idiota por ficar com ele. Acho que tive medo… Fui uma tola, não fui esperta. Fui apanhada numa armadilha, infelizmente", mencionou num vídeo publicado nas redes sociais.


José Castelo Branco negou sempre as acusações.