A escritora J.K. Rowling, conhecida mundialmente por criar a saga Harry Potter, voltou a ser centro de uma nova controvérsia nesta segunda-feira (29). Em um texto publicado em suas redes sociais, Rowling criticou abertamente a atriz Emma Watson, que interpretou Hermione nos filmes da franquia, por sua postura pública diante das polêmicas que envolveram a autora nos últimos anos.
Segundo Rowling, Watson teria enviado um bilhete manuscrito com uma breve mensagem de solidariedade no auge das ameaças que a escritora vinha recebendo — período em que, segundo ela, precisou reforçar a segurança pessoal e se preocupar constantemente com o bem-estar de sua família.
“Emma pediu para alguém me entregar um bilhete escrito à mão por ela, que continha apenas a frase: ‘Sinto muito pelo que você está passando’. (Ela tem o meu número de telefone)”, escreveu Rowling. “Isso aconteceu num dos momentos mais difíceis da minha vida. Emma havia acabado de jogar mais lenha na fogueira publicamente, mas achou que uma única linha de preocupação bastaria para me convencer da sua simpatia e bondade fundamentais.”
Além de questionar a atitude da atriz, Rowling foi ainda mais dura ao comentar o que vê como um distanciamento de Watson da “vida real”, associando isso aos privilégios que a atriz teria por conta da fama e do sucesso desde a infância.
“Como outras pessoas que nunca viveram a vida adulta sem o amparo da riqueza e da fama, Emma tem tão pouca experiência da vida real que nem percebe o quanto é ignorante sobre ela”, afirmou. “Ela nunca vai precisar de um abrigo para pessoas em situação de rua. Nunca será colocada em uma enfermaria pública mista. Eu ficaria surpresa se ela tivesse entrado em um provador de loja comum desde a infância.”
“Eu não era milionária aos 14 anos. Vivi na pobreza enquanto escrevia o livro que tornou Emma famosa. Por isso, compreendo pela minha própria experiência o que significa, para mulheres e meninas sem os privilégios dela, a destruição dos direitos das mulheres na qual Emma participou com tanto entusiasmo”, concluiu Rowling.
A fala da escritora reacende o embate entre as duas figuras públicas, especialmente após as divergências sobre temas relacionados à comunidade trans e aos direitos das mulheres, que vêm gerando tensões entre Rowling e parte do elenco de Harry Potter, incluindo Emma Watson, que se posicionou diversas vezes a favor da inclusão e dos direitos trans.
Até o momento, Emma Watson não respondeu publicamente às novas declarações de J.K. Rowling.

Sem comentários:
Enviar um comentário