Seis irmãos, alegadamente influenciados por uma curandeira, torturaram e mataram a própria irmã, Helena Chutale, de 43 anos, na presença dos filhos menores.
De acordo com a filha da vítima, os irmãos ferveram água, amarraram Helena de pés e mãos e cobriram-na com mantas, usando o vapor para sufocá-la. Quando retiraram as mantas, a mãe já estava inconsciente.
Durante a agressão, a vítima foi obrigada a admitir ser feiticeira. A filha diz que “Gritei por socorro, mas o meu tio deu-me três bofetadas e mandou-me calar, dizendo que a minha mãe era feiticeira. Ajoelhei-me e pedi: ‘Tio, deixem a minha mãe, ela não fez nada’' relatou à TV Miramar.
Após a tortura, os filhos saíram em busca de ajuda, chamaram um txopela e contactaram o pai, levando Helena ao hospital. Ela chegou a recuperar os sentidos por alguns instantes, pediu aos filhos que fossem à esquadra e disse que não sobreviveria, sem entender o motivo da agressão.
O crime provocou revolta na população da Munhava, que se manifestou em frente à 4.ª Esquadra da Polícia República de Moçambique (PRM), exigindo a responsabilização dos autores.
Os seis irmãos encontram-se sob custódia policial, enquanto a curandeira que teria instigado o crime permanece em local desconhecido. Até ao momento, as autoridades não emitiram comunicado oficial.
Sem comentários:
Enviar um comentário