O influenciador Mauricio Martins Junior, mais conhecido como Maumau ZK, foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (7), em Arujá, na Grande São Paulo. Ele é um dos alvos da Operação Desfortuna, que investiga um esquema de promoção ilegal de jogos de azar on-line, como o famoso “Jogo do Tigrinho”.
Segundo os agentes, Maumau foi detido após a polícia encontrar uma arma calibre .38 com a numeração raspada na casa onde mora, no Condomínio Arujá Hills III. A arma é de uso restrito e, por isso, ele foi preso em flagrante por posse ilegal.
Com mais de 3 milhões de seguidores, o influenciador ficou conhecido por mostrar uma vida de luxo nas redes sociais. Em vídeos, ele já exibiu detalhes da mansão em que vive, carrões importados, passeios de jet ski e viagens com a esposa, com quem tem uma filha recém-nascida, de apenas um mês.
A prisão aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Civil do Rio deflagrou a operação em três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A investigação aponta que influenciadores digitais estariam envolvidos na promoção irregular de jogos de azar on-line, prática proibida no país.
Operação
Além de Maumau, outros nomes conhecidos da internet também são citados como alvos da ação, como Bia Miranda e o DJ Buarque. De acordo com a polícia, o grupo promovia o “Jogo do Tigrinho” em suas redes sociais, incentivando seguidores a participarem da plataforma, mesmo com os riscos de perda financeira.
As autoridades investigam crimes como lavagem de dinheiro, estelionato, publicidade enganosa e crime contra a economia popular. A operação também mira 15 influenciadores digitais, que juntos somam quase 20 milhões de seguidores. Ao todo, foram expedidos 31 mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam ainda para o envolvimento de fintechs, que teriam movimentado os valores obtidos com os jogos. A Justiça autorizou a quebra de sigilo fiscal dessas empresas para rastrear o dinheiro.
A operação está sendo conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), que segue com as apurações.
Sem comentários:
Enviar um comentário