Um tsunami de grandes proporções está atingindo áreas do Oceano Pacífico após um terremoto de magnitude 8,6 registrado na madrugada desta quarta-feira (horário local), com epicentro nas proximidades das Ilhas Salomão. O tremor, considerado extremamente forte, ocorreu a cerca de 10 km de profundidade e foi sentido em vários países da região.
Logo após o abalo sísmico, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) emitiu avisos para diversos países do entorno, incluindo Indonésia, Japão, Filipinas, Papua-Nova Guiné, Austrália e ilhas do Havaí.
As autoridades locais iniciaram evacuações em áreas de risco, especialmente em comunidades litorâneas. No Japão, o governo ativou seu sistema de emergência e ordenou a retirada preventiva de moradores em partes do litoral nordeste. As Filipinas suspenderam o funcionamento de portos e fecharam escolas nas regiões afetadas.
Vídeos compartilhados por internautas e agências de notícias mostram a chegada das ondas no Japão e Rússia, primeiros afetados pelo tsunami. O Havaí, nos Estados Unidos, também foi atingido. As ondas ainda devem chegar ao Alasca, por volta de 12h20 no horário de Brasília.
De acordo com o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, ondas de três metros podem atingir também o Equador.

Sem comentários:
Enviar um comentário