Ao chegar ao Arsenal, Gyökeres prometia ser a estrela — mas é um jovem de 15 anos que acaba por dominar os elogios.
OArsenal venceu o Newcastle por 3-2 num jogo amigável, realizado em Singapura, e o destaque não foi para os reforços milionários. Enquanto nomes como Gyökeres (apresentado aos adeptos nesta partida) e Elanga eram esperados para brilhar, foi um miúdo de apenas 15 anos quem captou todas as atenções. Ainda que Elanga (que custou 60 milhões de euros) tenha marcado com apenas 6 minutos de jogo.
Max Dowman entrou ao minuto 60 para o lugar de Bukayo Saka e transformou totalmente a dinâmica da equipa londrina. Apesar da tenra idade, o jovem médio inglês mostrou personalidade, qualidade técnica e maturidade competitiva muito acima do habitual. O jogo estava empatado 2-2, mas Dowman fez a diferença com uma atuação segura e cheia de intenções positivas. Poucos minutos após entrar, foi derrubado em falta cometida por Joelinton. Minutos depois aconteceu o mesmo, desta vez dentro da área. O penálti conquistado foi convertido por Odegaard, selando a vitória do Arsenal e colocando Dowman no centro das atenções.
Quem é esta jovem estrela que brilhou no dia da apresentação de Gyökeres?
Natural de Chelmsford e nascido no último dia de 2009, é apontado como a próxima joia da formação do Arsenal. Na última temporada, destacou-se pelos sub-18 com 21 golos e cinco assistências, em 20 jogos, sendo frequentemente utilizado em escalões superiores. Dowman já tinha sido o mais jovem a marcar na UEFA Youth League e foi figura de destaque da seleção inglesa sub-17, no último Europeu.
Mikel Arteta confessou recentemente que o médio está nos planos do clube para o futuro próximo. Só não se estreou oficialmente, devido às limitações etárias impostas pela Premier League. A regra diz que um jogador tem de ter pelo menos 15 anos na data de arranque da competição. Por isso, o atleta não teve a oportunidade de se tornar no mais jovem de sempre da Liga. O recordista ainda é Ethan Nwaneri (que também é gunner e se estreou em 2022 com pouco mais de 15 anos). Mas a ascensão meteórica de Dowman poderá alterar essa história em breve.
“Durante os próximos dois anos ainda não poderá conduzir um carro ou pedir uma cerveja”
O treinador espanhol reconheceu o talento do jovem. Sublinhou também a importância do ambiente familiar e académico que o rodeia: “Temos de ser cuidadosos, mas é especial ver algo assim aos 15 anos. Mostrou personalidade e qualidade incomum neste nível competitivo. Exige-se responsabilidade a quem escreve e a quem fala sobre um rapaz que durante os próximos dois anos ainda não poderá conduzir um carro ou pedir uma cerveja”, remata o treinador. Apesar da idade, Max Dowman deixou a clara sensação de que o seu nome vai continuar a surgir frequentemente nas manchetes. O Arsenal pode ter entre mãos mais do que uma promessa, talvez mesmo uma futura estrela do futebol europeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário