A Polícia da República de Moçambique utilizou balas e disparou gás lacrimogénio no centro do maior mercado informal de electrónicos conhecido por Estrela Vermelha, a escassos metros da Escola de ensino Secundário com o mesmo nome, na cidade de Maputo.
Informações em nosso poder indicam que os agentes de polícia se fizeram ao local para capturar cidadãos que, supostamente, seviciaram agentes afectos à 7ª Esquadra da PRM, após o almoço. Parece que, além de terem sido agredidos, lhes foram arrancadas armas, os telemóveis e os sapatos. Os agentes teriam apresentado o caso na referida esquadra, o que levou seus colegas a agir de imediato. Estes tiveram o suporte de colegas da 6ª Esquadra, arredores do mercado.
Uma versão da situação, refere que os agentes desarmados interpelaram um grupo de cidadãos que dançava sobre o passeio. Perante a intimidação de parte dos agentes que não aceitou um pedido de redenção, assobiando, o grupo interpelado pela polícia solicitou apoio dos companheiros, tendo desencadeado confrontos.
Imagens a que tivemos acesso mostram fumaça de gás lacrimogénio, enquanto se ouviam disparos. Pessoas e veículos viram-se obrigados a dispersar-se.
“… são civis. Estão ali. Estão a perseguir os g*jos. Está mascarado… Querem o quê já ali. Estão a matar mano. Está ali o g*jo. São aqueles da sétima broh. São daqui esses… são molwenes esses. São esses que andam a matar… já estão a sabotar” ouve-se no vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário