Lionel Messi "Muito Chateado" com Polêmica na MLS: Entenda o Castigo que Abalou o Astro Argentino

 


Está instalada a polémica nos Estados Unidos da América. A MLS decidiu, na sexta-feira, aplicar um castigo de um jogo de suspensão a Lionel Messi e Jordi Alba, ambos jogadores do Inter Miami, por terem faltado ao jogo de estrelas da Liga norte-americana frente aos jogadores mais mediáticos da Liga mexicana, que decorreu na madrugada de quinta-feira. A decisão deixou o astro argentino furioso, conforme fez questão de explicar Jorge Mas, dono do Inter Miami. 

"Ele está muito chateado, extremamente chateado, como seria de esperar. Espero que isto não tenha impacto a longo prazo. A reação dos jogadores foi exatamente aquela que se esperava. São dois jogadores competitivos e que não entendem a decisão por não comparecerem numa partida de carácter particular", começou por dizer Jorge Mas, citado pela BBC, prosseguindo. 

"A regra é o que é, mas eles não a compreendem. Acho que a punição é francamente desmedida", lamentou o dono do Inter Miami, que assim não poderá contar com Messi e Jordi Alba para o duelo Cincinnati, agendado para este sábado. 

MLS explica castigo

Horas antes, a MLS havia emitido um comunicado para explicar o motivo de ter aplicado um jogo de suspensão à dupla do Inter Miami. 

"O defesa Jordi Alba e o avançado Lionel Messi, do Inter Miami, vão estar indisponíveis para o jogo da 27.ª jornada contra o FC Cincinnati na noite de sábado, por conta das suas ausências no 2025 MLS All-Star Game", pode ler-se na nota oficial, que prossegue. 

"Tendo em conta as regras da Liga, qualquer jogador que não participe num All-Star Game sem a aprovação prévia da Liga não poderá competir na próxima partida do seu clube", remata a MLS. 

Don Garber, comissário da MLS, quis ir mais longe e explicar que a Liga norte-americana não poderia abrir uma excepção por se tratar de Lionel Messi, lamentando o sucedido. 

"Eu sei que Lionel Messi adora esta Liga. Não acho que haja um jogador, ou alguém, que tenha feito mais pela MLS do que Messi. Eu compreendo totalmente, respeito e admiro o compromisso com o Inter Miami e respeito a decisão dele. Infelizmente, temos uma política de longa data em relação à participação no All-Star Games e tivemos de aplicá-la. Foi uma decisão muito difícil", explicou Garber

"Perante isto, vamos analisar a nossa politica com maior cuidado daqui para frente. Estou comprometido a trabalhar com os nossos jogadores para perceber como deve evoluir esta regra", rematou o Comissário da MLS. 

Messi também falhou em 2024

Recorde-se que, no passado ano de 2024, o astro argentino 38 anos de idade também não chegou a marcar presença no MLS All-Star Game. Na altura, foi convocado, mas uma lesão sofrida na final da Copa América (onde a Argentina derrotou a Colômbia, por 1-0, graças a um golo marcado por Lautaro Martínez, já no prolongamento) acabou por afastá-lo dos eleitos.

No entanto, por se tratar de uma lesão, a MLS não aplicou qualquer castigo ao jogador naquela ocasião.  

Refira-se, ainda, que o Inter Miami continua a tentar recuperar lugares rumo à liderança da Conferência Este da MLS. Atualmente, o conjunto que ontem anunciou a contratação do também argentino Rodrigo De Paul ao Atlético de Madrid, ocupa o quinto lugar com 41 pontos, a sete do líder Cincinnati, que curiosamente vai defrontar mais logo. 

No entanto, o conjunto de Miami tem três jogos em atraso por conta da participação no Mundial de Clubes, onde não foi além da fase de grupos, apesar de ter vencido o FC Porto.