Está fechada mais uma saída no plantel do Benfica. O clube da Luz emitiu, este domingo, um comunicado oficial, no qual confirma que chegou a um acordo para o empréstimo de Orkun Kokçu aos turcos do Besiktas na presente temporada desportiva.
Na sequência da nota enviada na tarde de sábado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD encarnada emitiu novo documento, no qual informa que "está confirmado o acordo com o Besiktas para o empréstimo do jogador Orkun Kokçu
durante a época desportiva 2025/26."
Na mesma nota, enviada ao regulador do mercado, o Benfica adianta que "o referido acordo inclui uma cláusula obrigatória para o exercício da transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador, pelo montante de € 25.000.000 (vinte cinco milhões de euros)."
O comunicado dos encarnados revela ainda que a operação inclui uma "variável associada a objetivos, pelo que o valor global da transferência ascenderá ao montante de € 30.000.000 (trinta milhões de euros)."
"Mais se informa que o Besiktas terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 5%, para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador. Por último, de referir que a Benfica SAD não terá encargos com serviços de intermediação", termina o comunicado enviado pelos encarnados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Também este domingo, Besiktas confirmou o acordo para a contratação de Orkun Kokçu, detalhando como se processou a operação. O emblema de Istambul informa que o médio assinou um contrato de um ano (período da cedência) e mais quatro, que passarão a vigorar assim que a transferência em definitivo se concretizar no próximo verão.
Na nota, o Besiktas, que não pagará nenhuma taxa de empréstimo ao Benfica durante a presente época desportiva, informa que os 25 milhões de euros para a contratação definitiva de Kokçu serão pagos em prestações a partir de 2026 até 2030. Apesar do comunicado do clube turco não mencionar o pagamento de qualquer bónus pela concretização objetivos, o Benfica deverá receber cerca de cinco milhões de euros, para perfazer o total de 30 milhões de euros comunicados pelos encarnados à CMVM.
O emblema de Istambul revela ainda que o antigo jogador do Benfica vai auferir cinco milhões de euros por ano até à época 2028/29. No último ano do contrato com os turcos, o médio passará a receber o equivalente a esse valor, mas o pagamento será feito na moeda turca, a Lira, de acordo com a taxa de câmbio em vigor.
O internacional turco, de 24 anos, chegou ao Benfica na época 2023/24, proveniente dos neerlandeses do Feyenoord, num negócio de 25 milhões de euros. Nas duas épocas ao serviço dos 'encarnados', o médio, que tinha contrato com o Benfica até 2028, disputou 98 jogos nas diferentes competições, com 19 golos apontados e 22 assistências.
O médio deixa a Luz depois de um conflito com o treinador Bruno Lage no Mundial de clubes, na partida frente aos neozelandeses do Auckland City, na altura em que foi substituído.
Apesar de o jogador e o treinador terem revelado que a situação ficou resolvida, Kökçü acaba mesmo por deixar as 'águias', preparando-se para a primeira experiência no campeonato da Turquia.
Antes, o médio já tinha criticado numa entrevista o alemão Roger Schmidt, antecessor de Bruno Lage no comando do Benfica.
No emblema de Istambul, o internacional turco vai juntar-se aos portugueses João Mário e Rafa e ao checo David Jurasek, com os quais se cruzou no Benfica, bem como a Gedson Fernandes, outro antigo jogador dos encarnados.
Sem comentários:
Enviar um comentário