Modelo Fica Cega por 7 Dias Após Usar Pomada Modeladora no Cabelo: Entenda os Riscos



A modelo e influencer Ivana Souza perdeu temporariamente a visão após utilizar uma pomada modeladora em suas tranças. O caso ocorreu durante uma viagem a Bertioga, no litoral de São Paulo. Ivana ficou completamente cega por sete dias após sofrer queimaduras nas duas córneas.


Em relato nas redes sociais, Ivana explicou que usou o produto para estilizar os cabelos e, durante o passeio, passou um longo período em uma sauna úmida. Com o calor, o suor misturado à pomada escorreu pelo rosto e atingiu seus olhos. Ela também tomou duchas geladas e mergulhou em uma piscina com cloro, o que agravou a irritação ocular.


“Cheguei a perguntar para meu marido e um amigo se havia neblina no local, mas a ‘neblina’ estava só na minha visão”, escreveu a modelo.


No dia seguinte, ao lavar os olhos, a dor se tornou insuportável. “Parecia que tinha vidro e fogo nos dois olhos”, relatou. Ao procurar atendimento médico, Ivana foi diagnosticada com queimaduras em ambas as córneas. Após sete dias de tratamento com colírios e medicação, ela voltou a enxergar.


“Fiquei completamente sem enxergar por sete dias. Sete. Dias. Mas, graças a Deus, recuperei a visão. Fica aqui meu alerta para quem usa pomada!”, alertou a influencer.


Alerta da Anvisa


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem reforçado a importância de atenção redobrada no uso de pomadas para modelar, fixar ou trançar cabelos. Segundo o órgão, o uso inadequado ou de produtos irregulares pode causar efeitos adversos severos, como cegueira temporária, ardência intensa, coceira, lacrimejamento, vermelhidão e até dor de cabeça.


Nos últimos dois anos, cerca de 1.500 produtos da categoria tiveram suas autorizações canceladas. Em fevereiro deste ano, a Anvisa proibiu a venda de mais 47 pomadas que não estavam em conformidade com as novas regras de segurança.


 


fonte: metrópoles