O FC Porto está a investir tudo para assegurar Gabri Veiga, junto do Al-Ahli, tratando-se daquele que poderá ser um reforço dentro da lógica da contratação de Nico González, ainda nos tempos de... Sérgio Conceição.
O médio de 22 anos destacou-se no Celta, onde se formou, antes de rumar à Arábia Saudita, com duas épocas assinaláveis ao serviço do emblema de Jeddah. Aliás, foi mesmo uma das grandes referências na conquista da mais recente Liga dos Campeões asiática.
O desejo de regressar à Europa estará a sobrepor-se aos muitos milhões do futebol saudita, até pela sua tenra idade, mas o objetivo passa por não fugir muito dos atuais 10 milhões de euros anuais que aufere. Trata-se de algo praticamente 'incomportável' para a realidade atual do FC Porto, que pondera investir entre 16 a 17 milhões de euros pelo jovem internacional espanhol.
Como se afirmou Nico González?
Após uma temporada de empréstimo ao Valencia, o FC Porto contratou Nico González ao Barcelona, no verão de 2023, mas não se pode dizer que a afirmação tenha sido imediata. O futebolista, na altura com 21 anos, oscilou entre o onze e o banco de suplentes, até que, após vários alertas de Sérgio Conceição, passou a ser uma peça imprescindível na equipa inicial.
O antigo médio dos dragões fechou a primeira época com dois golos e três assistências em 39 jogos, mas superou tais números em menos jogos na temporada seguinte, com sete remates certeiros e cinco passes para golo em 29 partidas, já às ordens de Vítor Bruno.
Numa fase em que assistiu bem de perto à troca entre Pinto da Costa e André Villas-Boas na presidência dos dragões, o médio espanhol despediu-se de Portugal com uma Supertaça e uma Taça no seu palmarés.© Getty Images
O destaque foi tanto que, no último mercado de inverno, o Manchester City pagou 60 milhões de euros por Nico González, que ainda realizou um jogo às ordens de José Tavares e outro sob o comando técnico de Martín Anselmi, até rumar à Premier League para 'abrilhantar' aquele que é considerado o melhor campeonato do mundo.
'Show' na juventude de Espanha toca a ambos
Os dois médios-centro reúnem a particularidade de somar várias internacionalizações pelas camadas jovens da seleção de Espanha, para além de terem nascido ambos em 2002, pelo que, a concretizar-se a transferência, Gabri Veiga pode mesmo ser uma espécie de Nico González 2.0.
Médio de 22 anos leva 14 jogos pelas seleções jovens de Espanha, 13 dos quais nos sub-21.© Getty Images
Sem especular grandes mudanças no miolo do FC Porto (embora Fábio Vieira esteja de saída), Gabri Veiga terá de lutar por um lugar no setor intermédio da equipa liderada pelo treinador argentino, com hipóteses de fazer dupla com Alan Varela, embora este seja um médio de cariz mais defensivo.
Certo é que o FC Porto estará na iminência de assegurar uma das grandes promessas do futebol espanhol e, tal como Nico González, não será de admirar que acabe mesmo por se tornar uma das grandes referências do campeonato português. Porém, primeiro, é preciso garantir a contratação. O resto virá depois.
Sem comentários:
Enviar um comentário