Luto: Morre António Pinto, Pai do Artista Mallarya e Reconhecido Escritor




AP Kituxi, como era carinhosamente tratado pelos mais próximos, caiu doente, no fim-de-semana, tendo falecido nesta segunda-feira (21).


“Em nome da direcção do LiterArte endereço os sentidos pêsames à família, aos amigos e a todos os que directa ou indirectamente tiveram o prazer de conhecer um ‘Ser humano único e especial como o Kamba Ap_kituxi. Vai em paz. RIP”, lê-se.


Como escritor AP Kituxi estava a promover o livro “A Pegada Mágica”, lançado em Novembro do ano passado na Fundação Arte e Cultura, em Luanda.


Na ocasião o autor mostrou-se feliz, por apresentar a obra e partilhar conhecimento com as crianças por meio do livro. Dias depois a obra foi transformada num musical infantil com a participação dos estudantes da Fundação Arte e Cultura.


“A Pegada Mágica” é uma obra baseada na vida da Rainha Ginga, tendo como centro uma visita à província de Malanje, ao mítico sítio de Pungo a Ndongo, lar das famosas Pedras Negras.


AP (António Pinto) Kituxi nasceu em Portugal, perto de Mirandela a 16 de Julho de 1953 e residiu em Angola, onde dedicou mais de 60 anos de sua vida. No país desenvolveu actividades nas áreas de Educação, Cultura e do Jornalismo Cultural e Empresarial.


Está representado na II e na III Colectânea de Poesia Lusófona em Paris ( Portugal MAG Editora, 2018 e 2019). Nos últimos anos estava empenhado em escrever projectos dedicados para crianças e adolescentes, tendo publicado o livro “Gente como nós” pela Mayamba Editora.