Cinco Enfermeiras do Mesmo Andar de Hospital nos EUA São Diagnosticadas com Tumores Cerebrais



Uma investigação foi aberta no Newton-Wellesley Hospital, em Newton, Massachusetts, após cinco enfermeiras do mesmo andar serem diagnosticadas com tumores cerebrais. As profissionais atuam na unidade de maternidade, localizada no quinto andar do hospital.


Segundo a Massachusetts Nurses Association (MNA), sindicato que representa os enfermeiros da região, há uma crescente preocupação entre os funcionários sobre possíveis riscos à saúde relacionados ao ambiente de trabalho. Em entrevista à Fox News Digital, a MNA afirmou que está apoiando os profissionais afetados e colaborando com a investigação do caso.


Desde que a notícia veio à tona, mais de 300 mensagens — entre pesquisas, e-mails e telefonemas — foram recebidas por representantes do sindicato, vindas de funcionários atuais e ex-funcionários preocupados com sua saúde.


De acordo com um memorando obtido pelo portal Boston.com, exames foram realizados com a equipe do quinto andar em dezembro de 2024. O Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional (OHS) entrevistou 11 profissionais do setor. A análise identificou cinco casos de tumores cerebrais benignos, de três tipos distintos. Outros seis casos envolveram diferentes problemas de saúde, não relacionados a tumores cerebrais.


Em comunicado oficial, Jonathan Sonis, diretor médico associado, e Sandy Muse, diretora de enfermagem do hospital, informaram que não foi encontrada nenhuma ligação comprovada entre o ambiente de trabalho e os diagnósticos.


Ainda segundo a investigação do OHS, entre 2020 e 2024, foram realizados 668 exames de raio-X com máquinas portáteis no quinto andar, o que pode representar uma exposição à radiação acima do normal. Mesmo assim, a administração do hospital afirma que, até o momento, não há evidências de que a radiação tenha contribuído para os casos de câncer, e destacou seu compromisso em esclarecer os fatos, além de oferecer apoio às enfermeiras afetadas.


 


fonte: ric