Homens Casados Envelhecem Melhor Do Que Os Solteiros



Estudo revela que homens casados lidam melhor com o passar dos anos e revela uma realidade diferente para as mulheres.


Homens casados envelhecem mais devagar quando comparados com os solteiros. Ainda assim, esta realidade não se aplica às mulheres. Estas são as conclusões de um novo estudo, publicado no International Social Work, que analisa o impacto que o casamento tem no processo de envelhecimento. E o primeiro detalhe que salta à vista é que não se aplica o mesmo a eles e elas.


O trabalho consistiu na monitorização da saúde e bem estar de adultos, com idade compreendidas entre os 45 e 85 anos, ao longo de duas décadas. Entre os aspetos estudados estão a saúde física, mental, bem-estar social e autoperceção relacionada com a idade. De forma geral, a conclusão foi a de que homens casados envelhecem com maior sucesso quando comparados com os solteiros. Sendo que separações, divórcios e morte do cônjuge acabaram por ter um impacto negativo no processo. Ou seja, o melhor envelhecimento aplica-se aqueles que estiveram sempre casados.


Mulheres solteiras e casadas têm envelhecimentos semelhantes, mas…

No caso das mulheres é diferente. Pois o estudo mostra que não existem grandes diferenças, no que ao envelhecimento diz respeito, entre casadas e solteiras. Sendo que as que uniram matrimónio e depois se separaram mostra estar em desvantagem em relação às casadas e solteiras. Já um outro estudo recente, publicado na Social Psychological and Personality Science, mostra que as mulheres são mais felizes solteiras. Mostrando ainda que são menos propensas a desejar um parceiro e mais satisfeitas sexualmente e no geral.


Solteiros mais propensos a problemas de saúde mental

Ainda assim, muitos trabalhos feitos ao longo do tempo têm revelado que a estabilidade de um casamento acaba por ter um impacto positivo na saúde. Algo que se aplica tanto a homens como a mulheres. Por exemplo, um estudo publicado na Nature Human Behavior revela que solteiros acabam por ter um risco maior de ter problemas de saúde mental do que os casados. 79% dos solteiros têm uma probabilidade de ficarem deprimidos.