4 Motivos Para Começar A Comer Insectos



Está farto de comer sempre as mesmas coisas? Não dispensa um pedaço de chocolate? Pode juntar estes dois factores e provar o bolo de chocolate com larvas de búfalo aromatizadas com pimenta. Este é um dos pratos que Sílvia De Lamo, professora de Ciências de Educação em Saúde, da Universidade Aberta da Catalunha, costuma sugerir nos workshops dedicados à alimentação com insectos.


A alimentação com insectos tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, conquistando até os paladares mais exigentes. E se é uma espécie de nova tendência em alguns países, trata-se de um hábito que sempre existiu em países como México, Tailândia, Japão ou China. Se não está convencido, fique a conhecer quatro motivos que vão fazer com que comece a comer insectos.


1 – Tem muito por onde escolher

Se ficar fã de uma alimentação com insectos, muito dificilmente irá encontrar monotonia. Existem mais de 1900 espécies comestíveis de grilos, formigas, gafanhotos, besouros, lagartas e térmitas. Pode usá-las em quase todos os tipos de pratos. Isto caso não os queira consumir directamente.


2 – Têm um elevado valor nutritivo

Os insectos são ricos em proteínas, gorduras e micronutrientes como é o caso do ferro, cálcio, magnésio, fósforo, selénio, manganésio e zinco. Têm ainda um teor médio de proteínas de 50%, muito superior aos dos animais abatidos para alimentação. Mas é bom ter em conta que a composição nutricional varia consoante os insectos.


3 – Riscos para a saúde são mínimos

De acordo com os especialistas, em geral os insectos representam um menor risco para a saúde, quando comparados com outros alimentos. Os riscos podem ser resumidos a três: que contenham anti-nutrientes, que apresentem alergénicos ou que tenham restos de pesticidas. Os especialistas referem ainda que, em regra, os insectos consumidos na Europa não contêm micro-organismos patogénicos.


4 – Ajudam a preservar os recursos do planeta

A preocupação em relação ao futuro do planeta é algo que deve preocupar todas as pessoas. Encontrar fontes de alimentos que tenham um gasto mínimo de recursos é uma opção que se deve destacar. Neste caso, o destaque vai para os insectos. Para obter 1kg de insectos comestíveis basta gastar 2kgs de alimento. Já para obter 1kg de carne são necessários 8kgs de alimento.