MEU DEUS! Estado Brasileiro 'Mata' Fernanda Montenegro. Saiba Toda A História



Fernanda Montenegro é a protagonista de uma história insólita, que envolve também o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou seja, o equivalente no Brasil à Segurança Social, e que corre agora na justiça. A veterana actriz, actualmente com 94 anos, está a lutar em tribunal para que lhe seja paga a reforma, o que não acontece desde Agosto de 2019.


Ao que tudo indica, um erro do INSS, que nessa altura deu Fernanda Montenegro como morta, está na origem do caso. A artista deu entrada com uma acção em tribunal em 2022, depois de ter passado quase três anos sem receber a sua reforma e a pensão do marido, Fernando Torres, que morreu em Setembro de 2008. Em Março de 2022, Fernanda voltou a receber a reforma, mas actualmente tem 330 mil reais em atraso por receber.


Os advogados de Fernanda Montenegro alegam que a mais aclamada actriz brasileira foi dada como morta por causa de uma fraude. O e-mail e a senha de acesso de Fernanda à plataforma informática do INSS foram alterados. Quando recuperou o acesso, Fernanda Montenegro percebeu que o dinheiro que era dela por direito estava a ser levantado por outra pessoa.


A somar aos valores em atraso, Fernanda pede ainda uma indemnização de cerca de 98 mil reais.