Peças De Estêvão Chissano Ouvidas E Executadas Em Vários Cantos Do Mundo



A peça Mihloti (Lágrimas), do aluno, professor e coordenador artístico do projecto Xiquitsi, Estêvão Chissano, está a ser executada e ouvida em várias partes do mundo.

Em Agosto do ano passado, teve a peça gravada na Rádio Vaticana, pela pianista italiana Silvia Belfiore. Este ano, a mesma peça passou na rádio finlandesa, Yle Areena, no dia 23 de Fevereiro, e, na semana passada, dia 13 de Março, Mihloti foi tocada igualmente na Rádio Vaticana e na rádio alemã, Deutschlandfunk Kultur. Esta mesma peça será executada em concerto em Setembro deste ano, na Alemanha.

A peça de Estêvão Chissano, que tem sido apresentada junto de outros compositores africanos, em Marrocos, Egipto, África do Sul e Congo, foi escrita entre os anos 2020 e 2023, em memória das vítimas das intempéries que assolaram e tem assolado o país e também em memória das vítimas dos ataques terroristas no Norte do país.

No âmbito da celebração dos 10 anos da fundação do grupo musical português, Camerata Atlântica (Orquestra de Cordas), Estêvão Chissano foi convidado pelo mesmo grupo a participar, em Novembro de 2023, num laboratório de composição, em Lisboa, Portugal, orientado pelo Compositor e Professor Sérgio Azevedo, junto com outros jovens compositores. 

No laboratório, buscaram ferramentas para saber como compor para um grupo semelhante à Camerata Atlântica. 

O momento serviu, igualmente, para fazer correcções das suas peças. Neste instante, todas as peças dos jovens compositores, estão a concorrer para constarem no CD dos 10 anos do grupo Camerata Atlântica.

Como resultado desta participação, a obra Xikhongelo (Prece), de sua autoria, teve a sua estreia em Portugal, no dia 28 de Janeiro.

Ainda no ano passado, no âmbito do World New Music Days, que decorreu de 24 de Novembro a 3 de Dezembro, na África do Sul, a peça "As 5 lágrimas da sogra", quarteto de cordas, foi executada pelo grupo Amici Quartet, e o divertimento para violino solo, "Ku ringhisa", executada pelo violinista Waldo Alexander.