Computador Roubado Durante Eleições Autárquicas Encontrado Na Posse De Um Maluco



Nas últimas eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2023, vários problemas surgiram, incluindo casos de fraude e roubo de computadores. Na cidade de Maputo, pelo menos dois computadores usados no processo de votação foram roubados. A presidente da Comissão Provincial de Eleições, Ana Chemane, informou aos jornalistas que os computadores foram recuperados.


Chemane explicou que um dos computadores, roubado no distrito municipal de Chamanculo, estava nas mãos de um jovem com problemas mentais. Chamane defende que o indivíduo aproveitou-se de um momento de distracção dos membros da CNE e que não tinha motivação política ao roubar a máquina, daí que tentou vendê-lo fora da escola após o roubo.


Quanto ao segundo computador roubado, Ana Chemane se absteve de comentar, alegando falta de informações suficientes sobre o assunto e concluiu afirmando que haverá um preparo significativo, especialmente na capital moçambicana, para as eleições gerais deste ano.


As declarações de Ana Chemane foram feitas durante o lançamento da campanha de educação cívica sobre o processo de recenseamento eleitoral, marcado para o dia 15 deste mês.