João Sousa, O Melhor Tenista Português De Sempre Termina Carreira No Estoril Open



Dia triste para o desporto português. João Sousa acaba de anunciar que irá terminar a carreira no Estoril Open. Será depois do prestigiado torneio português, que se realiza entre 30 de Março e 7 de Abril no Clube de Ténis do Estoril, que o melhor tenista português de sempre no ranking mundial e o único a ganhar títulos de singulares no circuito ATP irá dizer adeus à modalidade que lhe deu fama.

O final da carreira aos 34 anos fica a dever-se às lesões que têm apoquentado João Sousa. “Os últimos tempos têm sido difíceis para mim, tenho tido uma série de lesões que me têm impedido de jogar ao mais alto nível e poder desfrutar dentro do campo. Tenho lutado contra isso, mas o meu corpo e a minha mente têm mostrado sinais extremos de cansaço e dores diárias. Após um período de muita reflexão queria comunicar que decidi retirar-me do ténis profissional e que o Estoril Open deste ano será o último da minha carreira”, começa por dizer numa conferência realizada no Complexo de Ténis do Jamor.


“Sinto orgulho pelo que atingi”

Entre os problemas físicos destaca-se o problema nas costas, que muito tem afectado o tenista, bem como a fissura no pé esquerdo, que levou mesmo a que a temporada de 2019 terminasse mais cedo do que o previsto. “Esta decisão vem com muitas emoções muito fortes, mas olhando para trás sinto orgulho no que alcancei e no legado que deixo. Durante este percurso tive a honra de representar Portugal em torneios em todo o planeta. Sinto orgulho pelo que atingi e gosto de pensar que contribuí para o desenvolvimento do ténis em Portugal. Ficam as memórias inigualáveis, não só no ténis, mas também no meu coração”, termina.


Carreira brilhante ao longo de 17 anos

Foi em 2007 que João Sousa passou a ser tenista profissional. O português esteve 17 temporadas ao mais alto nível, durante as quais ganhou quatro títulos ATP. O primeiro em Kuala Lumpur (2013), seguiram-se Valência (2015), Estoril Open (2018) e Pune (2022). O melhor lugar no ranking ATP foi o 28.º lugar, algo que conseguiu em 2016. O único português a conquistar o título de singulares do Estoril Open decidiu despedir-se da modalidade no mais famoso torneio português de ténis.