A Dança Tradicional Mapiko De Moçambique Conquistou O Prestigioso Título De Patrimônio Cultural UNESCO



A dança tradicional Mapiko de Moçambique conquistou o prestigioso título de Património Cultural  UNESCO. A decisão foi anunciada durante a 18.ª sessão do Comité Inter governamental da UNESCO para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, realizada em Kasane, Botsuana.

Originária do planalto Makonde, na província de Cabo Delgado, a Mapiko é uma expressão cultural significativa para a comunidade Shimakonde, sendo um dos maiores grupos étnicos da região após os Macuas.

O Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique liderou a candidatura, destacando a importância da preservação da Mapiko diante das crescentes actividades fundamentalistas islâmicas na região. As festas da dança foram suspensas devido ao deslocamento e dispersão da população, tornando urgente a protecção dessa expressão cultural.

O reconhecimento pela UNESCO visa não apenas proteger a prática da Mapiko, mas também promover a coesão social e preservar a identidade maconde, enfatizando a importância da herança cultural e da união entre os povos étnicos de Cabo Delgado e além.