Os 10 Barulhos Mais Assustadores Que Um Carro Pode Fazer E O Que Significam


Existem inúmeros barulhos que um carro emite, mas estes ruídos específicos são especialmente assustadores porque indicam que algo não está bem. Neste artigo vamos mostrar o que são esses sons e o que significam, para que possa agir correctamente.

Em muitos casos, a maneira mais fácil de identificar se o seu carro está com algum problema mecânico é parar e ouvir os sons que ele emite. Se o veículo estiver em perfeitas condições, não deverá notar nenhum ruído incomum. Pelo contrário, existem alguns componentes que, se não estiverem em bom estado, geram sons terríveis que são sinal de desgaste ou avaria iminente .

Para facilitar as coisas, fizemos uma lista dos sons mais assustadores que um carro pode emitir e oferecemos a solução para esses ruídos para que saiba qual é o seu significado . Lembre-se que existem peças que não geram nenhum som durante o uso e que, caso não funcionem correctamente, pode saber por meio de luzes indicadoras no painel de instrumentos.

Motor a bater

Se notar uma leve batida no motor, a melhor coisa a fazer é desligá-lo. Estes tipos de sons indicam que uma peça pequena, como uma biela, se soltou e está a bater em outras peças. Se continuar a circular, pode sair do lugar ou, se for uma biela, pode empenar. Portanto, a melhor opção é chamar um reboque e ir até uma oficina.

Estalos ao manobrar

Este som, que é uma espécie de “cla-cla-cla”, é produzido durante as manobras e é indicativo de que a luva do eixo de transmissão está trincada , o que pode ser causado por vazamento de óleo, que faria com que a junta secasse e gerando este barulho característico.

Rosnado de direcção

Grunhidos ao rodar o volante é uma indicação de que o sistema de direcção hidráulica está com baixo nível de fluido . É aconselhável verificar o nível exacto e, caso esteja abaixo do recomendado pelo fabricante, reabastecê-lo para evitar que avarie a bomba hidráulica.

“Gritar” durante a aceleração

Os guinchos agudos durante a aceleração têm origem na correia dentada , indicativos de desgaste excessivo que faz com que a correia escorregue nas polias. Também pode estar localizado na correia auxiliar que acciona o alternador ou compressor, entre outros, seja porque a correia precisa ser substituída, ou porque um rolamento está empenado.

Assobio do turbo

O assobio do turbo , que nota ao acelerar, deixa de ser um som normal quando se torna muito intenso. Isto pode indicar que o eixo do turbo está desgastado, que não está a girar na rotação correta ou que há perda de pressão. Também pode ser devido ao fato de a válvula de descarga não estar a funcionar correctamente.

Ruído na caixa de velocidades

Se notar um ruído alto ao mudar de velocidade, é provável que as engrenagens da transmissão estejam com muita folga, os rolamentos estejam desgastados ou a caixa de velocidades esteja com baixo nível de fluido de transmissão.

Chocalho do amortecedor

Notará o barulho nos amortecedores ao passar por cima de um buraco ou lomba. Isto significa que o amortecedor está danificado ou perdeu óleo . Em ambos os casos, a solução é substituir toda a peça, o que melhorará tanto o conforto como a estabilidade do veículo.

Ruído seco na embreagem

Neste caso, notará um clique na embraiagem ao tirar o pé do pedal. Isto significa, na maioria dos casos, que os diferentes componentes que compõem a embraiagem estão desgastados devido ao uso, pelo que é aconselhável substituir as peças afectadas para evitar possíveis avarias na transmissão.

Batidas metálicas no motor

A batida metálica no motor é um barulho realmente assustador. Isto significa que o pistão ou pistões estão atingindo as válvulas . Se ouvir este som, pare o veículo, desligue o motor e chame um reboque para ir até uma oficina. Se continuar a conduzir, a probabilidade de partir o motor é muito alta.

Chiar dos travões

Finalmente, um dos sons mais comuns ouvidos num carro é o chiar dos travões. Neste caso, pode ser que as pastilhas dos travões estejam desgastadas ou que os discos estejam nas últimas . Em qualquer caso, vá a uma oficina para que sejam verificados, pois os travões são um dos principais elementos de segurança de todos os automóveis.