Jotamo Cossa Acusado De Vender Celulares Recondicionados E Vender Como Genuíno "Fraude"



"celular recondicionado"? Trata-se de um aparelho devolvido à Apple devido a algum defeito de fabrico ou usado por algum tempo e devolvido para obter as versões mais recentes. A empresa, então, procede com os reparos necessários e, para celulares recondicionados, é utilizado uma embalagem BRANCA. Esses aparelhos recondicionados são disponibilizados para venda em algumas lojas não da Apple. Vale destacar que esses produtos podem ser adquiridos por até 500 USD a menos comparado ao preço genuíno ou primeira mão.

Confira👇

JOTAMO COSSA “RICHMIND” OU “BURLAMIND”

Vamos perceber mais abaixo.

No dia 7 de julho, efetuei a compra de um iPhone 13 Pro Max pelo celular, ao custo de 65.000 MT. Mantive contato com o Sr. Jotamo através do WhatsApp, que posteriormente me encaminhou para uma jovem chamada Sheila. Sheila tratou de providenciar o envio do celular, com um acréscimo de 500 MT para a entrega em minha residência. O produto chegou até minha porta. Como já havia realizado uma compra anterior com eles em 2 de fevereiro de 2021 de um celular 12mini, estava confiante que o produto possuiria a mesma qualidade, mesmo sem ter sabido sobre tudo o que aprendi recentemente com a apple que conto abaixo.

Entretanto, à medida que os dias se passaram, comecei a notar pequenas falhas na conectividade à internet e na capacidade do aparelho de distribuir o sinal, sem contar que logo do inicio não aceitou registrar minha cara no tal “face recognition”, posso ser feio mas até o celular negar minha cara já era demais. Inicialmente, considerei que tais problemas pudessem ser decorrentes de falhas na telefonia, acusei os vodacom, os tmcel coitados mas desta vez não tinham culpa nenhuma nisso, e tentei entender a situação de várias perspetivas. Cerca de dois fins-de-semana depois, ao visitar uns amigos com minha família, decidi aproveitar a capacidade do celular e também gingar um pouco, afinal sou humano ya.. e mergulhei o celular por dois minutos a filmar, a uma profundidade de menos de 40 centímetros hehehe, ai que o bicho pega.

Foi nesse momento que o celular começou a apresentar defeitos, desligando-se a cada minuto e, posteriormente, desligando-se completamente. Senti muita curiosidade quanto à integridade da marca Apple, e decidi iniciar um processo junto à empresa Apple, e ia ganhar, hehehe. Durante minhas investigações, aprendi bastante sobre a Apple, chegando ao ponto de encontrar um site que permitia a verificação do estado do celular, se este era original ou não e descobri que nem a Apple coitada tinha culpa desta vez. Foi assim que descobri que, embora o celular possa não ser falso, na realidade, trata-se de um aparelho recondicionado umas tantas vezes.

Mas afinal, o que exatamente significa "celular recondicionado"? Trata-se de um aparelho devolvido à Apple devido a algum defeito de fabrico ou usado por algum tempo e devolvido para obter as versões mais recentes. A empresa, então, procede com os reparos necessários e, para celulares recondicionados, é utilizado uma embalagem BRANCA. Esses aparelhos recondicionados são disponibilizados para venda em algumas lojas não da Apple se bem entendi da explicação em inglês do técnico da própria apple. Vale destacar que esses produtos podem ser adquiridos por até 500 USD a menos comparado ao preço genuíno ou primeira mão. Outro aspecto distintivo é a embalagem: os celulares recondicionados não vêm mais na embalagem ORIGINAL, mas sim em caixas brancas, contendo apenas a identificação do modelo, por exemplo "iPhone X ou Y". Tais são as características dos celulares recondicionados “da Apple”. Mesmo calamidade a gente compra a saber, agora quem é este para nos fazer de burrinhos em toda nação?

Falando sobre garantias, a Apple oferece um período de garantia de um ano para todos os celulares, independentemente de serem originais ou recondicionados. Todos tem 1 ano.

Mas como exatamente essa garantia funciona? Assim que um celular oriundo da Apple é ligado pela primeira vez, em qualquer parte do mundo, a empresa registra essa data como o primeiro dia da garantia.

No entanto, durante aprofundadas pesquisas sobre os defeitos que estava enfrentando, deparei-me com a constatação que fui enganado/burlado tanto pela loja quanto pelo seu proprietário, Jotamo Cossa. Descobri que o celular, na verdade, era recondicionado, mas não por parte da própria Apple, visto que a garantia da empresa não mais se aplicava. Apenas três semanas após a compra, a garantia expirou e a data de produção indicava 1978, o que contrariava o fato de os iPhones 13 Pro Max terem menos de três anos desde sua fabricação. Além disso, na minha aquisição, eu acreditava estar obtendo um celular genuíno, já que o mesmo vinha em uma embalagem padrão, e não na embalagem branca que a Apple utiliza para diferenciar os aparelhos recondicionados dos 100% novos. E na verdade eu queria comprar original mesmo e não esse lixo guardado na minha gaveta.

O que isso nos revela? 

De modo alarmante, temos em nosso país uma situação onde uma organização ou grupo está envolvido em práticas fraudulentas, enganando pessoas em níveis graves. Tais dispositivos podem ter passado por recondicionamentos repetidos, sendo vendidos a preços equivalentes aos originais e utilizando embalagens de produtos genuínos. Embora os detalhes sobre como esses esquemas operam e como as datas são alteradas permaneçam nebulosos, é inegável que se trata de um esquema de fraude/burla de grandes proporções, bastando analisar os fatos acima expostos e onde esta loja esta localizada. Um plano para enganar a Elite mas eu não sou Elite camarada, eu sou rapa pão como tu.

No processo de tentar devolver o celular, fui tratado de forma inaceitável pela mesma Sheila mas de agora em diante a trato por fedelha, agora se comportou como se fosse dona, e não empregada, a miúda é também de uma tamanha ignorância, petulância e mal criadice que deixa muito a desejar. Em seguida, mantive contato com o proprietário através do WhatsApp, já que o mesmo reside em Dubai e é conhecido por seu projeto intitulado "Rich Mind", no qual ele compartilha seu caminho para o sucesso, “aparentemente” porque se sucesso for burlando pessoas, isso chama-se bandidagem e não sucesso. 

Entretanto, ao longo dessa comunicação, percebi que ele possivelmente não estava em Dubai naquele momento, uma vez que mencionou estar ocupado com estoques em algum local não especificado. Fui orientado por ele a ir ao Estrela (mercado), onde um jovem faria o reparo no celular, visando sua revenda posterior assim que devolvesse, estranhei mas me fiz de maluco fui la ao estrela para entender como afinal o esquema acontece, já havia ativado meu modo documentário neste momento e no Estrela foi onde encontrei mais informação a cerca deste fenómeno e da pessoa, afinal ele começou la, segundo a historia que conta hehehe. Depois disso, o mesmo jotamo sugeriu que eu juntasse mais 75.000 meticais para adquirir o iPhone 14 Pro Max e devolver aquele para revenderem na loja hehehe. Em resposta, expliquei que não possuía tais fundos, mas mesmo assim gastei 5.000 meticais para visitar o jovem indicado por ele no estrela. Meu objetivo principal era devolver o celular, dado o tom agressivo dele e com aquele sotaque de português cafrializado bem notado, que só dava para rir e lamentar o ouvindo falando como se estivesse a falar com qualquer palhaço da esquina, aliás, houve muito desrespeito nas interações, tudo eles buscavam resolver o problema através de discussões acaloradas e não estavam dispostos a encontrar uma solução amigável.

No entanto, o jovem do estrela tentou efetuar o reparo, embora sem sucesso, e ao retornar à loja e requisitar o reembolso, minha solicitação foi negada. Eles alegaram que reembolsos não faziam parte de sua política, e que eu deveria optar mesmo por adquirir o iPhone 14 Pro Max, investindo mais 75.000 meticais. Como uma última tentativa de fazer valer meus direitos, recusei-me a deixar o celular na loja, utilizando-o como evidência dos fatos ocorridos e esta aqui numa gaveta sentado a espera de voltar aos donos hehehe..

Em um momento de extrema tensão, o proprietário da loja chegou a afirmar que não vendia celulares para "miúdos pobres" como eu, e sim para indivíduos influentes no GOVERNO, com significativos recursos financeiros e poder, por isso “vai queixar onde quiser”. Ele parecia confiante de que qualquer tentativa de reclamação seria em vão, comparando minha situação com jovens que já haviam tentado buscar soluções junto ao INAE e sem sucesso. 

Atualmente, meu objetivo vai além da busca pela restituição dos 65.000 meticais, somando-se aos 5.000 meticais gastos no reparo e os 3.000 meticais investidos em transporte de ida e volta para o Estrela e a loja, isso a lei já esta a tratar. Pretendo também efetuar uma denúncia contundente contra essa loja e seus proprietários, que, ao que tudo indica, vêm lesando a população há bastante tempo. Mas agora basta, vamos limpar a cidade.

É indubitável que estamos diante de um caso de enriquecimento ilícito, considerando o preço a que esses aparelhos são adquiridos e os valores pelos quais são revendidos, como se fossem produtos completamente originais.

Outro ponto importante a mencionar é que o proprietário chegou a mencionar, em determinado momento, que eu deveria ter solicitado um celular adequado para uso na água, por exemplo. Esse comentário sugere que a loja, de fato, não vende exclusivamente produtos 100% genuínos. No entanto, antes de efetuar a compra, realizei uma pesquisa minuciosa nos sites da empresa para entender as capacidades do dispositivo e garantir que estaria adquirindo um celular adequado às minhas necessidades específicas por isso não vi necessidade nenhuma em ter que lhe dizer como queria o celular, se a Apple já me havia respondido isso. SO me esqueci nessa pesquisa antecipada de pesquisar sobre as legalidades e garantias mas enfim…

Portanto, essa capa ai abaixo é do documentário que irei lançar muito breve sobre TODO ESSE ESQUEMA E COMO ELE FUNCIONA, fiz as minhas pesquisas este tempo todo calado e muito breve vamos descobrir afinal de contas como esses malandros andam a enriquecer às nossas custas. Ele que me aguarde. 

NOTA IMPORTANTE:

Esta denuncia só demorou porque andei muito ocupado e estive envolvido em coisas que não mereciam desviar minha atenção por causa de malandros que não querem se retratar. 

O celular em causa foi nos oferecido na empresa por um Parceiro que precisando fazer um trabalho em conjuto, eles entenderam que precisaria de imagem adequada, e para o nosso espanto os malandros entraram em cena para nos ferir e nos regredir. Para capacitar o capital humano da nova empresa que tenho foram gastos em 2 anos cerca de 6.000usd e parte disto foram dívidas que ate hoje não conseguimos pagar para depois vir aqui um malandro com o traseiro dele em Dubai nos criar esse mau estar…isso não. Estamos a correr com o tempo e estas coisas vamos tratar assim. EU não sou perfeito, mas sento com as pessoas e resolvo, agora usar ignorância comigo isso não, pediu meu tempo e aqui tem.

O bom, é que o tal parceiro tem muito na caixa dele e porque sabe que um dia vai ser pago, tratou de nos comprar outro dispositivo para o trabalho continuar enquanto tratamos desta gente, isso ajudou também a iniciar pesquisas sobre essa rede de malandragem, paguei por algumas informações e o documentário vai sair muito breve e vocês vão decidir sobre a pergunta que fiz no titulo do texto.

Outra nota:

Vou colocar nos comentários o link da APPLE para todos vocês que foram comprar celulares naquela loja poderem verificar se estão a usar celulares ou foram enganados com LIXO também. Para vocês que pensavam comprar não fiquem burros, abram o celular na loja mesmo e usem o link para saber o que estão a comprar. Lembrem-se, ao ligar o celular ele vai registrar imediatamente na empresa da Apple como o primeiro dia dos 12 meses de garantia.

Chega de brincadeiras e de andar a enriquecer malandros. Rich Mind precisa ter outro significado e não esse que vemos nisto.

links no primeiro comentário.

Txaoooo

Por Donald Dima.