Consulado Português Em Luanda Alerta Que Tem Detectado Muita “Documentação Adulterada" Nos Processos De Pedido De Visto



O Consulado-Geral de Portugal em Luanda tem detectado, nos últimos meses, a utilização de documentação fraudulenta e adulterada nos processos instruídos para pedidos de visto. Este facto tem levado a atrasos na análise e indeferimento dos pedidos, o que pode ainda conduzir à responsabilização criminal dos requerentes envolvidos.


De acordo com o comunicado publicado no site da instituição, a maioria dos requerentes de visto têm recorrido aos serviços prestados por "agentes intermediários", o que tem contribuído para o aumento deste tipo de situações. Por este motivo, recomenda-se que os cidadãos não utilizem intermediários no processo de agendamento e instrução dos pedidos de visto.


O processo de agendamento para pedidos de visto é feito através da plataforma da VSF Global, acessível livremente e sem restrições a qualquer cidadão. Em caso de recurso a uma agência de viagens credenciada, o Consulado aconselha que se assegurem da fidedignidade do agendamento obtido e da veracidade da documentação entregue. É importante salientar que a responsabilidade pela documentação entregue é do próprio requerente, pelo que deverá ser sempre verificada com rigor antes da submissão do pedido.