Marcelo Rebelo De Sousa Promulgará Entre Hoje E Amanhã Decreto Da Eutanásia



Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai promulgar, entre hoje e amanhã, o diploma sobre "morte medicamente assistida, suicídio assistido e eutanásia".


"Obrigado como estou à promulgação, promulgarei entre hoje e amanhã, e enviarei imediatamente para o Parlamento", anunciou em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém.


Questionado se o decreto virá com alguma declaração ou posição sua, Marcelo disse que não fará qualquer nota sobre o assunto e o que o diploma virá "exatamente com a descrição d a realidade", que é a de que o "Presidente é obrigado a promulgar, ponto final, paragrafo".


Recorde-se que, de acordo com a Constituição da República, perante um veto, o parlamento pode confirmar o texto por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, 116 em 230, e nesse caso, o Presidente da República tem de promulgar o diploma no prazo de oito dias a contar da sua receção.


O parlamento confirmou na sexta-feira o decreto sobre a morte medicamente assistida, que tinha sido vetado pelo Presidente da República, com um total de 129 votos a favor, 81 votos contra e uma abstenção, obrigando à sua promulgação.


O decreto da Assembleia da República foi enviado no próprio dia para o Palácio de Belém, tendo o Presidente de o promulgar em oito dias, ou seja, até sábado.