Família De Agostinho Neto Tem Mais De Meio Bilião De Dólares Em Singapura



A conta do bancária de Carlos Manuel de São Vicente, empresário e genro de Agostinho Neto, continha mais de 558 milhões de dólares, tendo sido confiscada pelo Departamento de Assuntos Comerciais de Singapura a 19 de Fevereiro de 2021, havendo ainda mais uma conta da mulher, Irene Neto, com mais de 5 milhões de dólares e outra do seu filho Ivo, com mais de 10,5 milhões de dólares, no mesmo banco de Singapura. A informação foi avançada pelo jornal “The Strait Times” após o tribunal local ter rejeitado um pedido para que fossem "descongelados" 2,6 milhões USD, supostamente para pagar despesas judiciais.

O empresário, que durante quase duas décadas teve o monopólio dos seguros e resseguros da petrolífera estatal angolana Sonangol, terá montado um esquema triangular com empresas em Angola, Londres e Bermudas, que gerou perdas para o tesouro angolano.

Para além da sua conta, a Unidade de Crimes de Colarinho Branco apreendeu também a conta de Irene Neto e do filho Ivo com os valores acima referidos. Ainda assim, o juiz Vicent Hoong considerou que os familiares do empresário podem ajudá-lo financeiramente a suportar os custos judiciais dos processos que decorrem.