Ordenação Episcopal De Dom Tonito Francisco Xavier Muananoua



No dia 23/04/2023, foi ordenado Bispo Dom Tonito Francisco Xavier Muananoua. Apartir de hoje, Dom Tonito é oficialmente Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo.


Dom Tonito José Francisco Xavier Muananoua, nasceu na localidade de Invinha, Distrito do Gurúè-sede, aos 06 de Junho de 1972.


É filho de Francisco Xavier Muananoua e de Madalena Nicora (já falecidos).


Frequentou o ensino primário na Escola primária de Iapa-Gurúè, o secundário na Escola Secundária do Gurúè e o pré-universitário na Escola pré-universitária 25 de Setembro em Quelimane.


De 1991-1992, enquanto estudante pré-universitário, frequentou o grupo vocacional na Paróquia da Sagrada Família em Quelimane, tendo ingressado no Seminário Propedêutico Interdiocesano “Santo Agostinho” em 1993 até ao ano 1995.


De 1996-1998, frequentou o Seminário Filosófico Interdiocesano “Santo Agostinho” da Matola.


De 1999-2002, frequentou o Seminário Teológico Interdiocesano “São Pio X”, obtendo o grau de bacharel em Teologia.


Tendo regressado à Diocese de origem, fez a sua experiência pastoral na Paróquia da Imaculada Conceição de Invinha, onde foi ordenado Diácono aos 27 de Abril de 2003.


Em Junho de 2003, continuou a sua experiência diaconal na Casa diocesana, prestando assistência a S.E.R. Dom Manuel Chuanguira Machado.


No dia 12 de Outubro de 2003, foi ordenado Sacerdote na Sé Catedral de Gurúè, sob a imposição das mãos de Dom Manuel Chuanguira Machado.


De 2004-2007 colaborou no Seminário Propedêutico Interdiocesano “Santo Agostinho” de Quelimane, como Vice-reitor e Prefeito de Estudos.


De Janeiro – Junho de 2008, trabalhou na Sé Catedral de Gurúè como Vigário Paroquial.


De Julho de 2008 a Setembro de 2010, fez os estudos de especialização em Roma, tendo frequentado o Pontifício Instituto de Espiritualidade “Teresianum”, de onde obteve o grau de Licenciatura, com a especialização em Teologia Espiritual com a tese intitulada “A formação permanente do clero diocesano à Luz da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis: um olhar à Igreja moçambicana”.


Em Outubro de 2010 foi nomeado Director do Secretariado Diocesano da Pastoral, serviço que exerceu até Dezembro do mesmo ano.


Em Janeiro de 2011, iniciou a sua colaboração no Seminário Filosófico Interdiocesano “Santo Agostinho” como Formador e Prefeito de Estudos, tendo sido nomeado Reitor do mesmo Seminário em Fevereiro de 2012, cargo que exerceu até em Julho de 2017.


Em Agosto do mesmo ano voltou à Diocese de origem (Gurúè) e em Setembro, foi nomeado Chanceler da Cúria Diocesana e Vigário paroquial da Sé Catedral de Gurúè.


Ainda como Chanceler, em Janeiro de 2022 foi nomeado Pároco da Paróquia de Santo António da Sé Catedral, um serviço que desempenhou até à data da sua nomeação como Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Maputo, a 01 de Março de 2023.


Lema sacerdotal: Senhor eu não sou digno de ser o Vosso ministro, mas por Vosso amor e por amor do vosso povo, aceito acreditando no vosso auxílio (cfr. Mt 9,9)


Lema episcopal: Basta-te a minha graça (2Cor 12,9)