O Governo Já Pensou Em Interromper TSU Para Médicos, Diz Filipe Nyusi

 


De acordo com o Presidente da República, a intenção de suspender o pagamento aos médicos com base na Tabela Salarial Única visava compreender a real reivindicação da classe. Filipe Nyusi falava, hoje, em Quelimane, onde procedeu à inauguração de um condomínio de 32 quartos para os médicos afectos ao Hospital Central de Quelimane.


Filipe Nyusi diz que os médicos devem optar pelo diálogo e não pela atitude que pode trazer consequências graves à população, como está a acontecer agora. O Chefe de Estado defende que toda insatisfação na Função Pública deve ser resolvida com base no diálogo e não pautar por uma atitude que contrasta com o juramento da classe médica, que é salvar vidas humanas.


“Não tenho estado a andar atrás de quem faz greve ou não faz, mas a consciência que vi aqui, depois de ter falado com o director do Hospital Central [de Quelimane] e com os respectivos trabalhadores, é de que nos empenhamos em fazer de tudo para o bem do nosso povo. Irmãos, não bloqueiem o nosso raciocínio de pensamento, anos e anos ficamos desnivelados no salário e nós, o Governo, tomamos iniciativa de estabilizar e estamos a pensar mais coisas, por isso não nos bloqueiem”, apelou Filipe Nyusi, adiantando que “não existe funcionário da primeira nem da segunda, por isso temos esta iniciativa dentro de poucas possibilidades que existem”.


Filipe Nyusi foi mais longe, ao afirmar que “no meu Governo, não existe espaço para as pessoas terem medo de conversar com os membros do Executivo. Nós conversamos mesmo com aqueles que pensam que são diferentes ideologicamente. Não vejo nenhum problema que não se encontre solução. Eu não estou aqui a negociar, mas o sistema financeiro deste país é tão pequeno que o que estamos a fazer é uma aventura que nos leva a pensar como encontrar soluções para o sucesso da Tabela Salarial Única”, explicou Nyusi, referindo-se que a grave está a ser movimentada por um grupo pequeno de três a quatro pessoas, que agitam a maioria. Eu não vou deixar de pagar aos médicos nos moldes como calculamos por causa destas pessoas”.


Nyusi disse que o Governo vai continuar a falar com todos aqueles profissionais interessados em dialogar sobre a TSU.


MÉDICOS FALTOSOS TERÃO FALTA E DESCONTO NO SALÁRIO


Ainda sobre a mesma questão, o ministro da Saúde fez saber que os médicos que estão a faltar aos seus postos de trabalho, na sequência da greve em curso, serão descontados os seus salários. De acordo com Armindo Tiago, a Função Pública é regida por normas que devem ser cumpridas integralmente.


O governante diz que, em condições normais, o sector da saúde não devia ter perturbações graves, para permitir o cumprimento integral da sua missão. Neste momento, diz o ministro, alguns funcionários nem vão às unidades sanitárias.


“Nós fizemos uma análise de três dias, primeiro dia foi 11% de ausências, segundo dia 14%, terceiro dia 13%. Significa que, em termos de dados de falta, ao nível dos hospitais, se mantém, mas, na essência, os hospitais também estão a oferecer todos os serviços, embora em algumas situações haja atraso”, disse Armindo Tiago, ministro da Saúde.


Perguntado se serão ou não pagos os salários dos médicos que estão a faltar ao serviço, Armindo Tiago foi categórico ao afirmar que “nós vamos aplicar as normas. A lei estabelece que quem não vai trabalhar tem falta e, como sabem, a falta tem implicações nas questões salariais”.


Sobre a legitimidade da greve, Armindo Tiago prefere não classificar.


INAUGURADO CONDOMÍNIO PARA MÉDICOS


O Presidente da República e o ministro da Saúde falavam à margem da inauguração do condomínio dos médicos afectos ao Hospital Central de Quelimane. O referido condomínio conta com 32 apartamentos e está orçado em mais de cinco milhões de dólares.


As obras para a sua construção iniciaram-se em 2020, mas foram interrompidas por alguns ajustes no projecto.


Alguns médicos beneficiários do empreendimento explicam que a construção do condómino vai mudar na gestão das suas vidas, sobretudo no que ao atendimento dos doentes diz respeito.


Através do condomínio inaugurado esta quinta-feira, o Governo passa a poupar dinheiro com o arrendamento de casas, segundo o Presidente da República.


LANÇADA POLÍTICA DE SAÚDE


Ainda esta quinta-feira, o Chefe do Estado lançou a Política de Saúde e Estratégia de sua Implementação, que tem três pilares – bem-estar e estilo de vida saudável, fortalecimento do sistema nacional de saúde e saúde em todas as políticas.


Na ocasião, Filipe Nyusi avançou que mais equipamentos médicos para sectores de especialidade serão adquiridos pelo Governo, no próximo ano, para todos os hospitais do país.