Chuva Intensa Deixa Lisboa Em Alerta Vermelho Com Uma Morte E Centenas De Ocorrências Registadas



Os Sapadores Bombeiros de Lisboa registaram 292 ocorrências entre as 21h00 de quarta-feira e as 07h30 desta quinta-feira devido ao mau tempo que se abateu na capital, a maioria das quais inundações em habitações e na via pública.


As zonas da cidade que foram mais afetadas pela chuva foram as de Benfica, nomeadamente a freguesia de São Domingos de Benfica e Alcântara, zona da avenida 24 de julho.


Uma mulher, de 75 anos, morreu esta quinta-feira numa cave inundada pela chuva no Dafundo, onde vivia, no concelho de Oeiras.


O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa já lamentou, esta quinta-feira, a morte da mulher, destacando a necessidade de serem realizadas "obras estruturais" para o escoamento de águas.


"Estava fora de Lisboa e fiquei surpreendido. O problema é mais vasto do que Lisboa, mas em Lisboa, ao final da tarde, início da noite, percebi que a situação estava mais grave", sublinhou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas na zona de Alcântara.


Já o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse que as intensas chuvas que provocaram as inundações na capital portuguesa fazem "parte das mudanças climáticas", e prometeu a construção de dois túneis de drenagem até 2025.


"As mudanças climáticas levam-nos a acreditar que estas mudanças são terríveis. Temos de lutar para mudar esta situação e foi por isso que hoje [quarta-feira] aprovámos na Assembleia Municipal todo o orçamento que vai permitir fazer os grandes túneis de drenagem", adiantou à imprensa.


Os bombeiros foram chamados ao local e procederam à drenagem da água que ficou acumulada no interior da casa. Conseguiram salvar o homem, mas não Maria Odete - uma morte a lamentar, depois do dilúvio que assolou Lisboa durante a madrugada desta quinta-feira.


Mais de uma centena de pessoas tiveram que sair temporariamente das suas casas na sequência das fortes chuvas, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.