40 Cidadãos Portugueses Retidos No Peru Após Encerramento De Aeroportos



O ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) revelou, esta quinta-feira, através de um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que tem conhecimento de 40 cidadãos portugueses retidos no Peru, devido ao encerramento dos aeroportos e da circulação rodoviária, na sequência dos confrontos que tomaram o país nos últimos dias.


De acordo com o MNE, os portugueses retidos encontram-se espalhados pelas regiões de Cusco, Arequipa e Águas Calientes (Machu Pichu).


O gabinete do ministro João Gomes Cravinho garante que "todos os cidadãos assinalados encontram-se em segurança" e que a embaixada de Portugal em Lima "tem mantido contato constante com os próprios e respetivas famílias".


O MNE apela a estes cidadãos que "evitem deslocações terrestres" no país e  aproveita para relembrar que estão desaconselhadas as "viagens não essenciais no e para o Peru".


Em caso de dificuldades, os cidadãos portugueses no Peru deverão sinalizar o seu caso através  gec@mne.pt; lima@mne.pt ou pelos telefones + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472.


Até agora, apenas se sabia que havia um grupo de sete jovens portugueses retido no Peru, país que está em estado de emergência depois de uma tentativa de golpe de estado e dos protestos associados à destituição do presidente peruano terem fechado estradas e aeroportos.