Zimbabué Enviou Satélite Para O Espaço Apesar Da Grave Crise Ecónomica



O Zimbabué, país da África Austral que atravessa uma grave crise económica, entrou esta segunda-feira para o clube dos Estados com satélites no espaço, ao anunciar o envio do primeiro engenho da sua história.

"A História está a caminho. #ZimSat1 está no espaço!", escreveu na rede social Twitter o porta-voz do Governo, Nick Mangwana, que saudou o feito como "um importante passo científico para o país".

Um foguete partiu às 10:32 TMG (mesma hora em Lisboa) na Virgínia, nos Estados Unidos da América, uma carga com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), levando a bordo três CubeSats desenvolvidos pelo Zimbabué, Uganda e Japão, confirmou a NASA. 

"Os satélites tirarão fotos da Terra para recolha de dados de monitoramento do clima e desastres", disse a agência espacial norte-americana também no Twitter, numa mensagem com uma foto dos pequenos centros de tecnologia, cada um decorado com a respetiva bandeira nacional.

O Zimbabué está a trabalhar no projeto desde 2018, menos de um ano após a posse do Presidente Emmerson Mnangagwa, que sucedeu a Robert Mugabe e criou a Agência Nacional Geoespacial e Espacial do Zimbabué (Zingsa, no acrónimo em inglês).