Teodoro Obiang Inicia Campanha Para Sexto Mandato Presidencial Na Guiné Equatorial



A campanha eleitoral para as eleições gerais na Guiné Equatorial, agendadas para dia 20, arranca hoje, nas quais o Presidente, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, no poder desde 1979, deverá garantir novo mandato para os próximos sete anos. 

Teodoro Obiang concorre ao sexto mandato, pela quinta vez contra Buenaventura Monsuy Asumu, que dirige o Partido da Coligação Social Democrata (PCSD), um partido próximo do regime e aliado crônico do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), no poder, e vencedor de sucessivas legislativas com mais de 90% dos votos, em eleições sempre contestadas. 

Pela primeira vez, o histórico líder do único partido da oposição, Andrés Esono Ondo, presidente da Convergência para a Democracia Social, também concorre ao mais alto cargo do país, ainda que o seu partido tenha já mais de 30 anos. No dia em que anunciou a sua candidatura às presidenciais, Andrés Esono admitiu à Lusa ter "medo" da decisão de concorrer contra o Presidente Teodoro Obiang, mas assumiu não ter alternativa, por estar "nas mãos do regime".