Gangues Que Nos Fodem E Nos Matam - Sérgio Raimundo Militar



Esta é a Dércia Cossa – a rapariga que foi violada, assassinada e atirada como uma lata de sardinha depois de consumida. Tudo aconteceu ao pé do Estádio da Machava. Os agricultores da zona, pela manhã, quando iam regar seus canteiros viram o corpo da Dércia plantado no capim e regado de morte.

É terrível ser mulher nas noites de Maputo e é mais terrível ver uma Dércia morta e sem um regador para dá-la vida como as hortaliças. Os gangues de Maputo não traficam drogas, armas e nem disputam sacos de cocaína; os nossos gangues caçam mulheres, entesam-se, violam e matam. E esta semana foi a vez da Dércia, amanhã seguirão mais raparigas.

Não conheci a Dércia, mas conheço, neste momento, a dor que a sua família sente, conheço a pesadíssima lágrima de ver uma filha assassinada porque saiu sem um colete à prova de balas atado à vagina. Conheço o peso de meter numa oração uma filha assassinada e enviá-la ao céu.

Não bastam as parturientes que são despachadas para o céu nas maternidades, as mulheres que apodrecem de bolor de violência nos lares, as raparigas que morrem nas urgências porque o médico foi cumprir o horário da clínica! Esta semana foi a Dércia e amanhã?

Eu sei que não lerás isso, Dércia; mas te peço, perdão. Perdão por estar aqui sem fazer nada, perdão por engolir a tua morte com uma bolha de saliva, perdão por maçar-te com esta minha repugnância aos gangues que se instalam nas noites de Maputo. Peço-te perdão, Dércia, por não te ter escrito em vida para te dizer que tens um sorriso lindo. Perdoa.

Eu sei que subirás ao céu levitando em orações e lá encontrarás outras mulheres do meu país que um dia também terminaram como tu. De certeza conversarão sobre os melhores vernizes para colorir as vossas dores e sobre o melhor batom para disfarçar a tristeza nos lábios perante os anjos.

Peco-te perdão, Dércia. Perdão por estar aqui a tiritar de tristeza, sem um quinino para curar a tua morte, perdão por não ter a coragem daqueles agricultores que encontraram o teu corpo e pediram justiça. Perdão por não fazer nada para acabar com esses gangues que nos fodem e nos matam a todos.