Angola Regista Escassez De Preservativos



A informação foi avançada nesta quarta-feira, 05 de outubro, pelo Presidente da Rede Angolana de Serviços de SIDA (ANASO), António Coelho, à margem da preparação das Jornadas Alusivas ao Dia Mundial da SIDA, tendo dito que actualmente Angola regista falta de insumos, tais como os preservativos, material de informação e educação cívica em todo o território nacional.

O líder da ANASO explicou que além da falta dos insumos que se regista há 12 meses, há também a escassez de testes e reagentes. Por esta razão, a associação prevê realizar uma campanha de mobilização e arrecadação de fundos, com objetivo de arrecadar entre 45 a 50 mil dólares, para suportar as actividades de sensibilização que pretendem realizar em quase todo o país.

«Agora que daremos início à campanha do Dia Mundial da SIDA, teremos dificuldades de mobilizar apoios para colocarmos à disposição da população os testes(...). O país não tem dinheiro para lutar contra a SIDA. O Orçamento Geral do Estado (OGE) reserva uma contribuição limitada, por este fato olhamos para os parceiros internacionais», lamentou António Coelho, sublinhando como exemplo o Fundo Global que contribui em cerca de 40% do Programa de Luta contra a SIDA no país.