Sono Excessivo Durante O Dia Pode Ser Sinal De Problema De Saúde



Geralmente pessoas que estão continuamente com sonolência são rotuladas de preguiçosas, ou então acredita-se que não dormem adequadamente. Contudo, esse sintoma pode ser indicativo de um quadro de hipersonia, segundo explica Nachan Arroz, Médica Neurologista do Hospital Central de Maputo (HCM).


De acordo com a Especialista, a hipersonia é um distúrbio do sono que provoca sonolência excessiva durante o dia mesmo após uma boa noite de descanso ou sono prolongado, podendo acometer ambos os sexos da faixa etária dos 16 aos 21 anos e 21 aos 35, sendo os homens, os mais afectados. No entanto, indivíduos acima destas faixas, que sofrem de doenças crónicas, metabólicas ou que afectam o cérebro, podem igualmente serem acometidos.


Esta sonolência segundo a Médica, pode surgir quando o individuo estiver a desenvolver qualquer actividades ao longo do dia, chegando a prejudicar muito a qualidade de vida e o desempenho quer seja no trabalho ou escola, sendo importante consultar um neurologista especialista em distúrbios do sono para diagnosticar e iniciar o tratamento mais adequado.


De acordo com Nachan, o problema é de causas desconhecidas, no entanto, a especialista fala da hipersonia primaria, relacionada a distúrbios em que o individuo tem sono excessivo durante a noite e de dia, a todo o momento. Já a hipersonia secundaria segundo sublinha, é causada por outros distúrbios ou doenças que podem causar sono excessivo como epilepsia, meningite, diabetes, doenças metabólicas, doença de Parkinson, hipotireoidismo, deficiência de ferro ou depressão, que acabam interferindo no sono.


Os doentes que usam medicamentos para controlar a depressão, estabilizar o humor ou reduzir dores, são também apontados pela Especialistas como propensos a contrair este tipo de problema.


O diagnóstico da hipersonia, é feito por um neurologista especialista em distúrbios do sono, através da análise dos sintomas e histórico de saúde, além de exames de sangue que servem para avaliar se a causa está relacionada a outros problemas de saúde, como o HIV, tuberculose, diabetes, anemia, sem descartar a realização de outros exames específicos como o eletroencefalograma, TAC do cérebro e ressonância magnética.


Embora seja de difícil tratamento, Nachan Arroz, aponta soluções para colmatar o problema e elenca o uso de remédios estimulantes como forma de reduzir o tempo de sono durante o dia, o que aumenta o período no qual o individuo permanece acordado, ajudando a melhorar a disposição e humor.


Manter-se mais activo durante o dia, praticar exercícios físicos, não permanecer muito tempo sentado, também ajuda a controlar a situação, segundo deu a conhecer a medica.


A prevenção dos distúrbios do sono, passa pela mudança de hábitos, como ter uma alimentação saudável, jantar moderadamente, dormir num ambiente calmo sem barulhos, praticar exercícios físicos, evitar uso abusivo de álcool e não usar medicamentos sem prescrição médica.


Embora sejam poucas, as pessoas que procuram por ajuda no Serviço de Neurologia do HCM algumas por não saberem tratar-se de um problema de saúde, a Especialista recomenda a dirigir-se a unidade sanitária, sempre que os sintomas surgirem. (HCM-DCI)