Transportadores De Passageiros Retomam Actividades Na Cidade De Maputo



Os transportadores de passageiros da cidade de Maputo já retomaram o exercício da sua actividade, em resultado do acordo alcançado no princípio desta tarde, pelo Governo e a Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO).


Segundo a Rádio Moçambique, o acordo prevê que o governo subsidie nos próximos seis meses os combustíveis aos transportadores rodoviários.


Assim, a tarifa dos transportes não vai sofrer agravamento, garante o presidente da FEMATRO, Castigo Nhamane.


“Estamos a garantir o retorno dos autocarros e mini-buses para a estrada a trabalharem e a cobrar a tarifa actual. Esta é a garantia que nós estamos a dar aos nossos concidadãos, aos nossos passageiros “ , disse.


A propósito, o Presidente da República, Filipe Nyusi, já tinha anunciado há dias na cidade da Beira, em Sofala, algumas medidas para fazer face a subida de preços dos combustíveis.


São medidas que, segundo o Chefe de Estado, começaram a ser aplicadas em Março passado.


“ O que fizemos foi retirar, por exemplo 2.4 meticais por litro, a gasolina, retirar 4,8 meticais por litro de gasóleo e petróleo, isso sobre o preço real. Eu falei de Março, onde tiramos 2.4 meticais para a gasolina e 4.8 no real preço, que devia existir. Dissemos, não fica esse real, reduz isso.


Voltamos a fazer o mesmo exercício em Maio; do preço real que já reduzia em 2.8, dissemos, subiu lá e o preço real é este, mas reduzindo por 2, continua a ser alto porque nós ontem reduzimos por 2 quando o preço era menor em relação a este outro, que está a vir agora.


Então, dissemos vamos fazer 4; aquele de 2.4 passou para 6.4 e o de 4.8 passou para 8.8. Reduzimos para evitar a subida galopante, que não estamos em condições de compreender. Então, vamos encontrar umas medidas temporárias, e nessa primeira fase até 6 meses e depois vamos ver qual é a tendência.


Vamos cortar algumas coisas que os ministros terão que explicar melhor o que vão cortar, para eles sozinhos responderem“, disse.