Descoberto Em Angola A “Rosa Lulo”, O Maior Diamante Dos Últimos 300 Anos



A empresa mineira australiana Lucapa Diamond Company anunciou nesta quarta-feira, 27 de julho, ter descoberto um diamante rosa puro, de 170 quilates numa mina em Angola, isto, na província da Lunda Norte, e acredita-se que seja o maior descoberto nos últimos 300 anos e recebeu o nome de “Rosa Lulo”, encontrado na mina do Lulo.

De acordo com o comunicado da Lucapa, Endiama e Rosas & Pétalas, parceiras na Sociedade Mineira Do Lulo, a “Rosa Lulo” é um dos maiores diamantes cor-de-rosa alguma vez descoberto e junta-se aos dois maiores diamantes já descobertos em Angola, também nesta mina. A pedra será vendida em leilões internacionais, devendo atingir um preço extremamente elevado.

O Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, saudou a descoberta “histórica” do diamante

«Este recorde e espetacular diamante cor-de-rosa de Lulo continua a mostrar que Angola é um ator importante no panorama mundial da extração de diamantes», disse.

Refira-se que a “Rosa Lulo” ainda precisa de ser cortada e polida para atingir o seu valor total, um processo em que uma pedra pode perder 50% do seu peso, diamantes cor-de-rosa semelhantes atingiram preços elevadíssimos no passado.