Conheça O Homem Que Pode Desligar A Rússia Do Sistema Financeiro Mundial



A Swift será a empresa encarregada de desconectar a Rússia do sistema financeiro caso o Ocidente assim o decida. Nesta empresa um homem é o responsável por carregar no botão para ativar a arma económica do Ocidente sobre a Rússia. Esse homem é espanhol e chama-se Javier Pérez-Tasso.

A empresa Swift (que quer dizer Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais) é um consórcio de entidades financeiras composto por 239 bancos de 15 países. O sistema de mensagens interbancárias da empresa conecta 12.000 instituições (financeiras e não financeiras) de mais de 200 países, explica o ‘ABC’.

Este serve de conexão para a grande maioria das transações internacionais, ou seja, para fazer uma transferência, por exemplo, entre países, necessita de utilizar o Swift.

Como a empresa é privada, se o Ocidente impuser sanções à Rússia, esta será obrigada a desligar o país do sistema financeiro mundial. Assim, a Rússia terá muita dificuldade em efetuar transações para fora do país, o que terá um grande impacto na economia do país.

Javier Pérez-Tasso é o CEO da Swift, e é também o responsável por carregar no “botão nuclear”, como lhe chama o ‘ABC’, que desligará a Rússia do sistema financeiro.