Bactéria Que Provoca Doença Grave Encontrada Pela Primeira Vez Nos EUA



Uma bactéria que pode provocar doença grave foi encontrada pela primeira vez em amostras de solo e água nos EUA.


A informação foi divulgada esta quarta-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).



A bactéria, designada Burkholderia pseudomallei ou B. pseudomallei, foi detetada na região da Costa do Golfo, no sul do Mississippi. É responsável pela melioidose, uma doença grave desenvolvida através de ingestão, inalação ou inoculação, sendo caracterizada por diversas manifestações clínicas, incluindo pneumonia e sépsis, sintomas que geralmente ocorrem entre um dia a três semanas após a exposição.


O CDC emitiu já um alerta de saúde para os médicos estarem atentos a possíveis sintomas da doença, incluindo tosse, febre e dor no peito.


A bactéria estará presente naquela região  norte-americana desde, pelo menos, 2020, quando foi descoberto um caso da doença. O segundo caso foi detetado em maio deste ano, o que levou o Departamento de Saúde do Estado do Mississippi e o CDC a recolherem amostras ambientais de solo, água e matéria vegetal das propriedades dos pacientes e das áreas próximas que frequentavam.


De acordo com um estudo, citado pelo jornal The New York Times, cerca de uma em cada 4600 pessoas expostas têm a doença.

A bactéria já tinha sido encontrada anteriormente em várias partes do sul da Ásia, da África e da Austrália, ou seja, em regiões com climas tropicais e subtropicais. O mesmo clima tem-se verificado no sul do Mississippi.