União Europeia Aprova Carregador Único Para Telemóveis



O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu aprovaram, esta terça-feira, a lei que impõe um carregador único para telemóveis, tablets e máquinas fotográficas comprados na Europa, avança a AFP.A decisão da UE rejeita assim a oposição feita pela Apple, criadora do iPhone.


"No outono de 2024, o caregador USB Type-C será o carregador único para todos os telemóveis, tablets e máquinas fotográficas na Europa", lê-se no comunicado do Parlamento Europeu, que explica que a Diretiva de Equipamentos de Rádio faz parte do esforço da União Europeia para tornar os produtos "mais sustentáveis, reduzir o lixo eletrónico e facilitar a vida dos consumidores".


Assim, de acordo com as novas regras, os consumidores deixam de precisar de "um cabo diferente para cada dispositivo e de ter de comprar um cabo sempre que mudam de dispositivo".


"Telemóveis, ‘tablets’, leitores eletrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante. Os computadores pessoais têm um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE", lê-se no comunicado.


Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE.


O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, no outono de 2024.


As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.