Tribunal Nos EUA Autoriza Apreensão De Dois Aviões De Luxo De Roman Abramovich



Um tribunal nos Estados Unidos emitiu mandatos de apreensão para dois aviões de luxo da propriedade do oligarca russo, ex-dono do Chelsea FC, Roman Abramovich, na sequência das sanções aplicadas à Rússia, enquanto continua a invasão à Ucrânia, avança a “Reuters”. Uma das aeronaves está avaliada em 327,7 milhões de euros.


Um funcionário do Departamento de Justiça norte-americano, citado pela “Reuters”, afirmou que o Boeing 787 Dreamliner, avaliado em 350 milhões de dólares (327,7 milhões de euros) e o Gulfstream G650 ER de 60 milhões de dólares (56,1 milhões de euros) ainda não estão sob custódia dos EUA, nem detalhou se têm conhecimento sobre o paradeiro das aeronaves.


A decisão do juiz federal de Manhattan (Nova Iorque) em emitir os mandatos, ocorre na sequência do Departamento de Comércio dos EUA ter apresentado várias acusações contra Abramovich, alegando que os recentes voos do oligarca russo violaram os controlos de exportação impostos pelos Estados Unidos após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro.


No entanto, o funcionário citado pela “Reuters”, referiu que os mandatos também servirão como medida de dissuasão para as empresas que queiram ajudar a mover as aeronaves. As autoridades norte-americanas tentam pressionar líderes empresariais próximos ao presidente russo, Vladimir Putin, para ajudarem a terminar o que o Kremlin classifica como “operação militar especial” na Ucrânia.


O Departamento de Comércio disse que o Gulfstream voou de Istambul para Moscovo em 12 de março, partiu no dia seguinte para Tel Aviv e voou de Istambul para Moscovo novamente em 15 de março. O Boeing voou do Dubai para Moscovo em 4 de março.


Como os aviões foram produzidos nos EUA e os voos ocorreram depois das restrições à exportação entraram em vigor, Abramovich, cidadão russo, necessitaria de uma licença do Departamento do Comércio dos EUA para viajar até à Rússia.


O departamento poderá também tentar multar Abramovich em até 328,1 milhões de dólares (307,2 milhões de euros) por voar sem licença, um milhão de dólares (936 mil euros) pelos três voos consumados, entre outras penalidades.


“Oligarcas russos como Abramovich não terão permissão para violar os regulamentos de exportação dos EUA sem consequências”, disse John Sonderman, funcionário do Departamento de Comércio dos EUA em comunicado.