Anselmo Ralph: Houve Época Em Que Queria Apenas Conduzir Carros Luxuosos



“Cometi erros com a gestão do meu dinheiro “

Numa entrevista concedida ao jornal de Angola, o músico angolano Anselmo Ralph explicou vários detalhes da sua estrondosa carreira musical admitindo que cometeu alguns erros de gestão.

“Realmente, ganhei muito dinheiro, não posso negar. Tudo o que conquistei até hoje foi pelos bons contratos e espectáculos realizados no País e no estrangeiro, também já cometi muitos erros na gestão das minhas finanças. 

“Há dois anos, comecei a ganhar consciência dos meus erros. Tive dinheiro para fazer o dobro das coisas em que estou a investir. Temos que saber reconhecer as nossas falhas. Um dos meus defeitos é nunca ter tido uma educação financeira. Sou muito sonhador e impulsivo, o que, por vezes, tem  atrapalhado os meus projectos”, admitindo que a Mulher Madleci tem sido importantíssima para essa mudança de atitude.

Hoje, já posso afirmar que os músicos angolanos conseguem viver da música. A questão é como viver dos rendimentos provenientes da actividade artística. O que se passa, às vezes, é querer levar uma vida igual à dos cantores internacionais bem-sucedidos. Também já cometi erros ao imitá-los. Queremos imitar o estilo de vida dos americanos. Houve época em que queria apenas conduzir carros luxuosos. 

A viver da música desta maneira ainda são poucos no nosso mercado, comparativamente a outras realidades mundiais. É possível vivermos da música, se quisermos levar uma vida tranquila, como pessoas normais. Existem músicos que, por mês, ganham salários de directores e gestores bem posicionados no País. Falo por experiência própria. 


Há cantores que já fazem 500 mil kwanzas por mês. Também reconheço que o artista tem muitos gastos com a própria imagem e produção. Não é fácil manter essa posição, porque sofremos muita pressão da sociedade. Se não soubermos lidar com essa pressão, corremos o risco de cometer muitos erros.