Empresa De Velas Responsabilizada Pela Morte De Oito Trabalhadores Após Passagem De Tornado Nos Eua



Os sobreviventes de um tornado que destruiu uma fábrica de velas no Kentucky, nos Estados Unidos, causando a morte a oito trabalhadores, apresentaram uma queixa contra a empresa, por recusar a saída destes antes da intempérie.

O processo, que deu entrada num tribunal estatal na noite de quarta-feira, acusa a empresa de violar os padrões de segurança e saúde no local de trabalho, ao manter os funcionários em serviço apesar do risco de morte ou ferimento.


Os trabalhadores que apresentaram queixa pedem indemnizações e uma condenação para a Mayfield Consumer Products.


O porta-voz da empresa da cidade de Mayfield, no Estado do Kentucky, referiu que os funcionários eram livres de saírem do emprego a qualquer momento e negou que tenham sido ameaçados de retaliações caso deixassem a fábrica.


Em comunicado divulgado na quarta-feira, o CEO da empresa, Troy Propes, revelou que será contratada "uma equipa de especialistas independentes" para rever as decisões tomadas por gerentes e funcionários até ao momento em que o tornado atingiu a fábrica.


O responsável manifestou ter confiança que "os líderes da equipa de trabalho agiram de maneira totalmente adequada e foram heroicos nos esforços para salvar os funcionários".


Segundo é relatado no processo, a fábrica teve "até três horas e meia antes que o tornado atingisse o local de trabalho para permitir que os funcionários saíssem, como medida de segurança".


Os trabalhadores sobreviventes acusam a empresa de uma "evidente indiferença aos diretos" dos trabalhadores ao recusar a permitir a saída atempada, pode ler-se.


Mais de 100 pessoas estavam a trabalhar em encomendas de velas quando o tornado destruiu as instalações e devido aos danos, inicialmente pensou-se que pudessem ter havido mais mortes do que as oito que se registaram.


Pelo menos 89 pessoas morreram nos vários Estados norte-americanos devastados por tornados na sexta-feira.


Comunidades inteiras encontram-se de luto devido às mortes e as autoridades referiram que 74 pessoas morreram no Estado do Kentucky.


O governador deste Estado, Andy Beshear, alertou que o número de vítimas mortais pode subir.


Mais de 40 tornados devastaram, no final da última semana, o Kentucky e sete outros Estados, deixando ainda milhares de pessoas desalojadas ou sem energia elétrica.