Bebé Do Alabama Eleito O Bebé Mais Prematuro Do Mundo A Sobreviver


Um bebé do estado norte-americano do Alabama foi eleito o bebé mais prematuro do mundo a sobreviver depois de ter nascido com menos de meio quilo. A mãe entrou em trabalho de parto com apenas 21 semanas e um dia de gestação.

O Guinness World Records e o UAB Hospital anunciaram, esta quarta-feira, que Curtis Means, que pesava apenas 420 gramas ao nascer, estabeleceu o novo recorde. Nascido a 5 de julho de 2020 e com uma irmã gémea que não sobreviveu, Curtis agora está saudável e tem 16 meses.

Brian Sims, o médico responsável pelo parto, explicou, à Associated Press, que as estatísticas mostram que crianças nascidas tão cedo praticamente não têm hipótese de sobrevivência, mas Curtis venceu as probabilidades.

O menino ficou cada vez mais forte e recebeu alta após 275 dias no hospital, com cuidados 24 horas por dia. Precisava da ajuda de terapeutas para começar a usar a boca e comer e conseguiu deixar de precisar de ventilador após três meses. 

O Guinness World Records disse que Curtis bateu por um dia o recorde anterior, que se manteve durante apenas um mês. Richard Hutchinson, do estado norte-americano do Wisconsin, nasceu com 21 semanas de gestação e 2 dias em junho de 2020.