Barça vs Benfica: Dia De A Águia Fazer História E Começar A Crise De Xavi

 

Dia decisivo para a caminhada do Benfica rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os encarnados deslocam-se, esta terça-feira, até Barcelona, onde têm de faz pela vida se ainda quiserem continuar na prova milionária.


Os encarnados jogam no mítico Camp Nou com a possibilidade de ainda seguir para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas sem hipóteses de de garantir desde já o apuramento. Noe entanto, a viagem rumo à próxima fase pode ficar encaminhada, precisando para isso de não perder na deslocação ao reduto do Barcelona.


Um empate em Camp Nou ainda deixa as portas abertas, dependendo do resultado dos espanhóis em Munique, mas uma vitória histórica encaminha ainda mais a qualificação. É que os encarnados nunca venceram em casa dos catalães, e a conquista dos três pontos na Catalunha catapultaria os encarnados para a segunda posição do grupo E e com a tarefa mais fácil para a última ronda com o Dínamo Kiev.


No entanto, os encarnados podem, desde já, ficar fora da corrida aos 'oitavos', em caso de derrota frente à equipa agora comandada por Xavi Hernández. Os blaugrana têm em mente que precisam de pontuar para manter o segundo posto, mas sabem que não vencendo, ficam numa situação muito complicada para garantir a 18.ª presença consecutiva nos oitavos de final, uma vez que a última ronda da fase de grupos se irá jogar em casa do Bayern Munique.


Na antevisão a esta partida, Jorge Jesus disse que a equipa terá de estar preparada para os vários momentos do jogo, sabendo quando deve pressionar de forma mais intensa ou quando deve baixar as suas linhas, recusando ainda a ideia de que o resultado pode comprometer a sua continuidade nos encarnados para lá do final desta temporada.


Treinadores em discurso direto:


Xavi Hernández:


Jogo: Vejo-o como uma oportunidade, não sinto pressão acrescida. É uma oportunidade de ouro para passar aos oitavos, uma desforra para nós, para dizermos que somos o ‘Barça’, que jogamos em casa e gosto deste desafio.


Partida crucial: O Barça não está num momento de encher o peito, mas de ser otimista e positivo. Temos de demonstrar em campo que somos melhores. Se ganharmos estamos nos oitavos. Temos de ser corajosos, sairmos para o ataque.


Elogios a Jesus e ao Benfica: O Benfica é uma grande equipa, tenho muita admiração e respeito por Jorge Jesus, é um grande treinador que transmite muito caráter, é o que transmite ao grupo, uma equipa com alma.


Jorge Jesus:


Barcelona: Não espero um Barça diferente ao nível das ideias do sistema, apesar de ter um novo treinador. O Xavi sabe bem as ideias que se praticam naquela casa. Agora, claro que as dinâmicas e os jogadores podem ser diferentes e estar mais fortes. A equipa do Barça ficou mais confiante com a chegada do Xavi, mas continua a ser o Barça. Uma equipa muito forte e que ainda por cima vai jogar no seu estádio com apoio de 70 ou 80 mil adeptos. Um ambiente que também é bom para o Benfica, já que gostamos sempre de jogar com muitos adeptos.


O Benfica em caso de derrota fica afastado da Champions. Isso compromete a sua continuidade? Podia perguntar-me ao contrário. O que sucedia se ganhasse e ficasse apurado? O que importa discutir aqui é que quando houve o sorteio da Champions, 90% dos entendidos diziam que Bayern e Barcelona é quem passariam à próxima fase. Amanhã, vai ser uma final para Barcelona e Benfica.


Vai arriscar mais neste encontro? Se empatarmos ainda podemos ser apurados, mas esperando pelo que farão terceiros [Bayern-Barcelona na última jornada]. Agora, sabemos que o empate é mais negativo para o Barça. Todavia, nós vamos jogar para o triunfo, sabendo que eles vão ter muita posse de bola. Ganhar 3-0 ao Barcelona poucas equipas do mundo podem conseguir, mas nós conseguimos.


Últimos resultados


Barcelona: D-E-V-E-V


Benfica: E-E-D-V-V


Últimos onzes:


Barcelona: Ter Stegen, Mingueza, Piqué, Eric García, Jordi Alba, Nico Gozález, Busquets, Frenkie de Jong, Gavi, Ilias Akhomach e Memphis Depay.


Benfica: Helton Leite, André Almeida, Vertonghen, Morato, Radonjic, Weigl, Gedson, Grimaldo, Rafa, Darwin e Everton.


Ausências:


Barcelona: Braithwaite, Dembele, Aguero e Pedri González.


Benfica: Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Radonjic, Paulo Bernardo e Rodrigo Pinho.