Princesa Do Japão Renuncia Família Real Para Se Casar Com Plebeu


A princesa desafiou a lei japonesa por amar e decidir unir-se a um homem de origem humilde.

A princesa Mako, sobrinha do imperador Naruhito, do Japão, deixou oficialmente de pertencer à família real nesta terça-feira (26), ao casar com o plebeu Kei Komuro.

Sem nenhuma cerimónia especial ou pompa, a união foi definida apenas pela assinatura do registo oficial do casamento.

Além de confirmar que os dois se tornam marido e mulher legalmente, o documento definiu o desligamento de Mako da família imperial. Ela agora passa a se chamar Mako Komuro.

Com isso, a agora ex-princesa abriu mão do dinheiro que receberia por ter deixado o título, um dote equivalente a mais de 500 mil milhões de kwanzas.

Após a assinatura, os noivos concederam uma entrevista coletiva num hotel em Tóquio.

Mako pediu desculpas por qualquer problema causado por seu casamento e entendeu que as pessoas têm opiniões diferentes sobre o assunto. Kumuro também se desculpou e disse que ama Mako e a apoiaria por toda a vida juntos.

A união, que foi comemorada pelos japoneses quando o casal anunciou o noivado, em 2017, e a sua intenção inicial de se casar em 2018, se tornou alvo de protestos, levando inclusive Komuro a deixar o país e ao adiamento da celebração.

Isso aconteceu quando foi descoberto que a mãe do noivo, que é viúva, havia recebido um empréstimo de 4 milhões de ienes (cerca de 21 milhões de kz) de um ex-noivo, usados para financiar os estudos do filho, e não devolveu o dinheiro.

A sogra da princesa alegou que acreditava que a quantia tinha sido um presente, e Komuro se ofereceu para pagar a dívida, mas o estrago na imagem da família já estava feito. Grande parte da opinião pública se voltou contra o relacionamento do jovem com um membro da família imperial, que supostamente deve manter uma reputação imaculada.

Para diminuir a pressão, o noivo se mudou para Nova York, onde continuou os estudos e trabalha como advogado. Após o casamento, Mako irá se mudar para os Estados Unidos, e também vai trabalhar como advogada na cidade.