Moçambique e EUA Concluem Formação A 40 Soldados E Médicos

 

Quarenta soldados e médicos moçambicanos completaram dois programas de formação sobre tácticas de salvamento de vidas humanas e de emergência, no campo de batalha, refere um comunicado do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA)


Os programas de formação denominados Tactical Combat Casualty Care (TCCC) e Combat Lifesaver (CLS) são resultantes da parceria EUA-Moçambique e “irão melhorar directamente o índice de sobrevivência dos soldados moçambicanos em combate”.


Segundo ilustram dados que constam do comunicado, o programa TCCC formou 26 médicos, enfermeiros, e profissionais em cuidados médicos de emergência durante situações de conflito. Já no programa CLS, 14 soldados de todos os ramos do exército moçambicano aprenderam a administrar assistência médica de emergência aos companheiros feridos durante o combate.


As formações vão permitir aos soldados e profissionais médicos moçambicanos tratar ferimentos e prevenir hemorragias graves, por sinal, a principal causa de morte evitável no campo de batalha.


Em estreita colaboração com o Governo de Moçambique, “o Governo dos EUA forneceu mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e educação, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento global e a segurança regional”, lê-se no comunicado a que temos vindo a citar.


De modo a garantir a réplica do curso em todo país, o Departamento de Estado dos EUA financiou dois programas de formação, incluindo 730 mil dólares em equipamento de treino.