Menina Morre Em Helicóptero De Resgate Depois De Passar 17 Dias Num Barco

Uma menina de cinco anos de origem subsaariana morreu quando estava a ser retirada de helicóptero para as Ilhas Canárias depois de ter sido recolhida de um barco que passou 17 dias perdido no Atlântico. 

Menina morre em helicóptero de resgate depois de passar 17 dias num barco

O helicóptero do serviço de busca e salvamento (SAR) que recolheu a menina, um homem e uma mulher do navio mercante que os resgatou, o Cabo Taweelah, chegou ao Hospital Universitário Doutor Negrín, em Las Palmas, na terça-feira à noite, de acordo com a agência de notícias espanhola EFE.

A menina e a mulher estavam em péssimas condições e entraram em paragem cardiorrespiratória durante o voo.


As enfermeiras do Exército tentaram reanimar as duas, mas só conseguiram com a mulher.


O bote foi encontrado terça-feira por um comerciante a caminho de um ponto do Atlântico entre Nouadhibou (Mauritânia) e Dakhla (Sahara), dois dos locais de partida mais frequentes de barcos para as Ilhas Canárias.


Desconhece-se se o barco saiu daquela área ou ficou à deriva e foi arrastado durante dias.


A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) estimam que o número de pessoas que perderam a vida no primeiro semestre do ano a tentar chegar às Ilhas Canárias em barcos se situe entre 136 e 160, uma média próxima a uma morte por dia.