Actualmente os artistas não estão a ganhar nada no que diz respeito aos eventos culturais, a pandemia veio para bloquear tudo o que era fonte de rendimento para os fazedores da arte.
Mas no ramo Televisivo, quase todas empresas continuam a ganhar dinheiro com a publicidade, e como alguns programas dependem dos artistas, sempre lhes convidam, sem pagar qualquer subsídio de deslocação.
A maioria das televisões estão sediadas na cidade capital, enquanto que alguns artistas residem em locais distantes, e para o efeito, o mesmo artista deve pagar dinheiro de táxi para chegar a televisão.
Analisando a situação actual, os canais Televisivos devem sim pagar os artistas, mas os mesmos não podem exagerar na cobrança do valor, pois trezentos mil meticais é muito elevado, e o mesmo valor tem sido cobrado nos eventos culturais, enquanto que na televisão não é bem assim. 70 mli ou 50 mil meticais também ainda é muito elevado, para pagar um artista para uma entrevista.
Neste caso, as Televisões e os artistas devem fazer uma reunião, naqual vão determinar um valor simbólico para ser pago cada artista. Pois isso de artista ser pago, noutros países já deixou de ser novidade.
Mas para um artista ser pago deve ser alguém que vende com sua própria imagem e também ter uma boa popularidade, como é o caso do mano Azagaia, Lizha James, Marlen, Mr.bow, Messias Maricoa, Neyma e os demais artistas que possuem uma grande legião de fãs.
Os valores cobrados pelos artistas Azagaia e Ivo Mahel, são totalmente elevados e absurdos, tendo em conta que a pandemia está afectar todos os ramos e não deve haver um aproveitamento estrondoso.
Portanto, se os artistas não entrarem em consenso com as televisões, para se discutir sobre os pagamentos, as duas partes vão perder muita coisa.
Porém a televisão vai deixar de convidar os artistas pelo medo de pagar valores elevados e os artistas também já não terão espaço para vender os seus produtos. E resumindo isso todos vão perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário