Filme de Terror de 2017 Menciona Papa Leão XIV e Viraliza Após Coincidência com Novo Pontífice



Um detalhe intrigante no filme de terror El Habitante (2017) está chamando a atenção dos usuários da Netflix e provocando debates nas redes sociais. Logo nos primeiros minutos da trama, o longa-metragem anuncia a morte do fictício Papa Leão XIV — nome que, por uma impressionante coincidência, corresponde ao recém-nomeado líder da Igreja Católica na vida real.


À época do lançamento do filme, o Papa em exercício era Francisco, e não havia qualquer menção pública ou previsão de um sucessor com o nome Leão XIV. O acontecimento fez muitos internautas apontarem a produção como uma espécie de “premonição cinematográfica”.


O responsável pela coincidência é o diretor e roteirista uruguaio Guillermo Amoedo, que comentou o caso em entrevista ao jornal argentino Clarín. Segundo ele, a escolha do nome não foi aleatória, mas baseada em uma combinação de profecias religiosas e teorias conspiratórias.


“Escolhi o nome ao escrever o roteiro, em 2015. O que fiz foi cruzar diferentes profecias, como as de São Malaquias e Santa Hildegarda de Bingen, com teorias apócrifas e também o histórico dos antipapas. E Leão 14 foi o nome que surgiu dessa combinação”, explicou o cineasta.


No filme, a notícia da morte do Papa Leão XIV aparece por volta do terceiro minuto, antes mesmo do título oficial da produção ser exibido. A informação surge como pano de fundo da narrativa, que acompanha três irmãs durante a invasão à casa de um senador. O objetivo inicial é roubar o político, mas elas acabam descobrindo um segredo sombrio escondido no porão da casa.


Desde que a coincidência com o novo papa foi notada, El Habitante ressurgiu entre os títulos mais comentados do catálogo da Netflix, com muitos espectadores curiosos buscando conferir a tal “profecia” em vídeo.