Neste momento, 400 quilómetros acima de nós, acima da superfície da Terra, orbitando a 28 mil quilómetros por hora, ou 8 quilómetros por segundo, a nova tripulação da Estação Espacial Internacional está a instalar-se.
A equipa de quatro pessoas que compõe a Expedição 74 partiu na sexta-feira de manhã, às 5h15, de Cabo Canaveral. São Jessica Meir e Jack Hathaway, dos EUA, Andrey Fedyaev, um cosmonauta russo, e Sophie Adenot, que se torna a segunda astronauta francesa, depois de Claudie Haignerer, há três décadas.
A ISS é considerada o projeto de engenharia mais caro da história, com um custo total ao longo da sua vida útil de cerca de 150 a 160 mil milhões, e desde há 25 anos que é continuamente ocupada por seres humanos, que vivem e trabalham num conjunto de cápsulas num espaço do tamanho de um campo de futebol, expandindo os limites da ciência no espaço.
E Sophie Adenot, da Borgonha, uma ex-piloto de helicóptero, disse que sonhava com este momento desde pequena, apesar das poucas hipóteses de o conseguir, e que a sua família a encorajou desde o início.

Sem comentários:
Enviar um comentário